São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil bate russas e ganha torneio de vôlei em Bremen

DA REPORTAGEM LOCAL

A seleção brasileira feminina de vôlei é a campeã da Beck's Cup. O time ficou com o título do torneio, disputado em Bremen, Alemanha, ao vencer na final a seleção da Rússia, vice-campeã olímpica em Barcelona e atual campeã mundial, por 3 sets a 0 (15/6, 15/9 e 15/11), em 70 minutos.
É o primeiro título internacional reunindo seleções fortes conquistado pelo Brasil. Na semifinal disputada no sábado, a equipe comandada pelo técnico Bernardo Rezende já havia surpreendido a seleção cubana, atual campeã olímpica, vencendo por 3 sets a 0 (15/13, 15/3 e 15/13). Na outra semifinal, a Rússia passou sem problemas pela Alemanha batendo o time por 3 sets a 0 (15/5, 15/8 e 15/11).
"Foi a melhor partida da seleção em todo o torneio", disse Bernardinho. "A Rússia jogou completa e a vitória deu uma grande satisfação para todo o time. Claro que ainda é um pouco prematuro comparar a equipe com o time masculino. Mas o caminho trilhado por ele deve ser o nosso espelho, com muito pé no chão", afirmou o treinador.
A vitória de ontem foi a segunda da seleção sobre as russas no torneio de Bremen. Na sexta-feira, o time já havia vencido as adversárias por 3 sets a 2. O começo vitorioso de Bernardinho à frente da seleção acalma os ânimos do time e dá o pontapé inicial no trabalho de preparação da equipe para o Mundial Feminino, que acontece no Brasil de 21 a 30 de outubro.
No jogo de ontem a seleção foi ameaçada pelas russas apenas no terceiro set, que chegaram a colocar 10/6 no placar. O pedido de tempo de Bernardinho bastou para arrumar a casa, o time virar o set e vencer a partida. Mais uma vez o passe e o ataque do time brasileiro estiveram impecáveis, levando à loucura o técnico Nicolai Karpol.
Na tradicional premiação individual que acontece a cada competição, os alemães deram à levantadora Fernanda Venturini o prêmio de melhor fair-play. Hilma foi eleita o melhor bloqueio do torneio. Além das duas, o Brasil ontem atuou com Márcia Fú, Virna, Ana Moser e Ana Flávia. Janina ainda entrou para fazer bloqueio. A Rússia perdeu com Ogienko, Morozova, Batoukchtina, Smirnova, Menchova e Gracheva.
A seleção segue hoje para a cidade de Schweter, a 200 km de Bremen, para um jogo amistoso contra a equipe local amanhã. A chegada ao Brasil está marcada para a próxima quinta-feira.

Texto Anterior: Outra realidade
Próximo Texto: Suzano vence Banespa no clássico da Liga
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.