São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Camisinha basta para se proteger

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 20 anos e minha namorada tem a mesma idade. Tenho algumas dúvidas com respeito aos anticoncepcionais. Ela usando pílulas posso ficar tranquilo ou devo usar preservativos? Quando fomos ao médico ele disse que bastava que eu usasse a camisinha, mas não confio apenas nela, por isso pedi que ela tomasse pílulas. Nessa caso seria possível ela usar a minipílula?"
*
Que encanação, cara! Está certo que vocês devem ser cuidadosos. Mas exagerar não vai ajudar em nada, vai é atrapalhar, o que parece que já está acontecendo.
Saiba que a camisinha, quando usada corretamente, tem um eficácia de 97%. Isso é quase 100%! Quer outras vantagens? Não é preciso de orientação e acompanhamento médico para usá-la, você compra em qualquer farmácia e supermercado, e, mais importante, protege da contaminação de doenças sexualmente transmissíveis.
Preocupado do jeito que você é, claro que vai dizer que ela pode arrebentar durante a transa. Se ela é de boa qualidade e é colocada do modo correto, é difícil de acontecer. Mas que pode, pode, vá lá. O que fazer, então, se a garota pode estar no período fértil? Usar a camisinha com creme ou geléia espermicida nesse período. Simples, não?
Os espermicidas são produtos feitos de substâncias químicas que matam ou imobilizam os espermatozóides. Dessa forma, impedem o caminho para a gravidez. Introduzindo o espermicida na vagina, com o aplicador e usando a camisinha corretamente, vocês estarão seguros, pode acreditar.
E preste atenção em uma coisa: sua namorada não deve, de modo algum, usar pílulas, de qualquer tipo, sem recomendação e acompanhamento médico. Você não pode pedir uma coisa desse tipo para ela. As pílulas são feitas de hormônios, que agem em todo o corpo. E não são inofensivas, não. Podem provocar efeitos colaterais e existem algumas restrições para seu uso. Por isso é que somente após uma consulta é que o médico poderá ou não indicar o uso para a mulher.
Para convencer você disso, basta dizer que a minipílula é contra-indicada para mulheres com a idade de sua namorada. Viu só em que fria ela pode entrar por sua responsabilidade? Você tem que cuidar mais de sua cuca e da saúde dela, ok?

Texto Anterior: Mariana Queiroz
Próximo Texto: Beleza é fundamental?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.