São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Próximo Texto | Índice

PRAIA

O M2.000 Summer Concerts começou no sábado sua primeira etapa. PÁG. 3
'REMAKE'
10/01/94
Autor: ROBINSON . ALNE
alne
ALNE
alne
.
Editoria: ILUSTRADAPágina: 5-1
Edição: NacionalTamanho: P 22 palavrasJAN 10, 1994
Legenda Foto: Joanne Whalley-Kilmer faz Scarlett
Crédito Foto: Reuter
Vinheta/Chapéu: \<FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>HOLLYWOOD\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
'REMAKE'
Começam as filmagens de "Scarlett", continuação de "...E o Vento Levou". PÁG. 5
JAZZ
10/01/94
Autor: ROBINSON . ALNE
alne
ALNE
alne
.
Editoria: ILUSTRADAPágina: 5-1
Edição: NacionalTamanho: P 25 palavrasJAN 10, 1994
Legenda Foto: A cantora Cassandra Wilson
Crédito Foto: Reprodução
Vinheta/Chapéu: \<FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>DISCOS\</FD:"VINHETA-CHAPÉU"\>
JAZZ
Cassandra Wilson, a 'Ella Fitzgerald dos 90', lança seu nono álbum pela Blue Note.
PÁG. 8
O QUE É QUE O VELHO LALÁ AINDA TEM
10/01/94
Autor: SÉRGIO AUGUSTO ROBINSON . ALNE
DLTP
ALNE
alne
.
Editoria: ILUSTRADAPágina: 5-1
Edição: NacionalTamanho: G 478 palavrasJAN 10, 1994
Legenda Foto: O compositor Lamartine Babo (no alto, ao centro), nascido em 1904 e morto em 1963, em um bloco de Carnaval nos anos 40 e com uma "nega maluca" (acima) no final dos anos 30
Leia Mais: X
Observações: COM SUB-RETRANCA
O QUE É QUE O VELHO LALÁ AINDA TEM
O compositor carioca Lamartine Babo, um apaixonado por carnaval, rádio e futebol, faria 90 anos hoje
SÉRGIO AUGUSTO
Da Sucursal do Rio
Tem ainda uns inéditos, escondidos por aí. Uma dúzia deles foi achada recentemente nos guardados do cantor e compositor Paulo Tapajós, morto há três anos. Outros foram recolhidos pelo lamartinólogo Cadu Pereira e gravados num CD patrocinado pelo Banco Real. Suetônio Soares Valença, biógrafo de Lalá, por sua vez, desenterrou alguns textos, escritos nos anos 20 para jornais e para o teatro de revista.
"Lamartine é um poço sem fundo", diz Valença, que continua à cata de empoeiradas novidades para a reedição de "Tra-la-lá", biografia lançada em 1981, que de tão remodelada já fez por merecer outro título, "Esse Carioca da Gema, Lamartine Babo", mas só estará nas livrarias no final do ano.
Se a Light topar, os 90 anos do velho Lalá poderão também ser comemorados nos próximos meses com dois shows, uma peça musical ("Lamartine 2 - o Resgate", de Antonio De Bonis), uma exposição de fotos e objetos do compositor e outra, com caricaturas de Nássara. É possível que a Light tope. Primeiro porque precisa de um grande evento para inaugurar o seu centro cultural, em sua centenária sede; segundo porque Lalá foi um de seus mais ilustres funcionários.
Recém-saído do Colégio São Bento, Lalá entrou como "office-boy" do departamento comercial da Light, por volta de 1920. Ganhava 50 mil réis por mês e, além das humildes atribuições de contínuo, editava um jornal interno de humor. No primeiro carnaval, inventou um bloco, o "Papa Tudo", que saía do prédio da empresa, na rua Larga (atual Marechal Floriano), e ia até a Galeria Cruzeiro (hoje Edifício Central), na avenida Rio Branco.
Já compunha, por diletantismo, batucando uma caixa de fósforo; já fazia trocadilhos ("Como cantor não tenho voz, mas tenho vez"); e ainda não trocara de emprego quando escreveu sua primeira opereta, sua primeira música para revista ("Aguenta Filipe"), e se apaixonou por Alda, musa de duas futuras composições: "Marchinha do Amor" (para o carnaval de 1932) e "Mais Uma Valsa, Mais Uma Saudade", de 1937.
Além de Alda (que apesar de casada com outro morreu em seus braços em 1938) e Maria José (com quem se casou às escondidas em 1951), Lalá teve outras paixões sérias. O carnaval, por exemplo, ao qual legou marchas inesquecíveis; o futebol (torcia pelo América do Rio e compôs os hinos de todos os clubes cariocas); o jogo do bicho; e o rádio, onde fez 14 programas, nas mais variadas emissoras, entre 1919 e 1963, ano em que um infarto o silenciou. Por coincidência, morreu às vésperas do carnaval e num hospital de Vila Isabel, terra de samba e Noel.

LEIA MAIS
Sobre Lamartine Babo à pág. 5-4

Próximo Texto: Compor era a maior diversão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.