São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Letras satirizam modas da época

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

Como todos os grandes compositores populares, Lamartine vivia atento aos acontecimentos do dia, captando assuntos nas ruas, nos bares e nos jornais. Gozou e homenageou muitas coisas, pessoas e países –inclusive, ou sobretudo, o Brasil, cuja história, aliás, lhe rendeu uma de suas marchinhas carnavalescas de maior impacto. A seguir, exemplos do espírito brincalhão de Lalá:

"Vem meu bem/ que as calças largas/ não te podem sustentar/ sem vintém/ almoçam brisas/ e à noite vão dançar" ( "Calças Largas", marcha de 1927, satirizando a moda de calças largas e paletó curto e cintado, ao estilo Príncipe de Gales, que abafou no Rio no final dos anos 20)

"Seu Voronoff/ Seu Voronoff/ numa grande operação/ faz da tripa o coração" ("Seu Voronoff", marcha de 1928, gozando uma mistura de dra. Aslan com dr. Frankenstein, célebre na década de 20)

"Israel, que hoje faz dez anos/ trabalha um palmo de chão/ planta florestas, jardins e pomares/ faz palácios que nem Salomão"("Marcha a Israel", composta de parceria com Cecília Meirelles, em 1975)

"Comer/ cachorro quente lá no bar/ por certo a moda vai pegar/ por não ser vulgar"( "Cachorro Quente", marcha de 1928, saudando a chegada ao Brasil do "hot dog")

"Quem foi que inventou o Brasil/ foi seu Cabral.../ foi seu Cabral.../ No dia 21 de abril/ dois meses depois do Carnaval"("História do Brasil", marcha de 1934, que ia em frente, falando de Peri, Ceci, feijoada e Parati)

"Não diga que o Marconi vai fazer televisão/ deixa a velhinha viver na ilusão"("Deixa a Velhinha", marcha de 1934, na qual Lalá, além de Guglielmo Marconi, inventor do telégrafo sem fio, menciona o zepelim)

Texto Anterior: CD reúne canções inéditas de Lamartine
Próximo Texto: Leia a seguir, um trecho da "revuette" em um ato e 14 quadros "Este Mundo Vai Mal", escrita em 1928 por Lamartine Babo:
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.