São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
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França ganha jornais mais 'fáceis' e baratos

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

Chega hoje às bancas de Paris um novo jornal que não tem nada a ver com a tradicional imprensa francesa. O "Infomatin", 24 páginas em formato tablóide pequeno a cores, traz artigos curtos e muitas fotos, "para os profissionais jovens e apressados". "No dia 10 de janeiro vai fazer quanto tempo que seu jornal não muda?" Esse é o slogan da campanha publicitária, que se baseia, além do fator novidade do jornal, em seu preço: 3 francos (US$ 0,50) –mais barato que qualquer outro.
O "Infomatin" será impresso pelo "Le Monde", que parece ser um dos acionistas majoritários junto com o grupo editorial canadense Hollinger, embora até agora os acionistas sejam mantidos em segredo. Numa primeira etapa, com tiragem de cerca de 100 mil exemplares, será distribuído na região de Ile de France, que compreende Paris, e em algumas das principais cidades do país.
As reações ao lançamento do novo jornal já se fazem sentir na imprensa francesa. O "Le Parisien" criou uma nova edição nacional, que batizou de "Aujourd'hui", com um preço mais baixo: 3,50 francos, em vez dos 4,50 anteriores –preço que continua no jornal parisiense. Na capital, os dois são disponíveis e o leitor escolhe se quer pagar mais para ter as páginas que dizem respeito à vida local. No ano passado, o "Parisien" ultrapassou o "Le Figaro" em tiragem, tornando- se o jornal de distribuição nacional mais vendido.
Mas o público do popular "Parisien/Aujourd'hui" não é o mesmo que o "Infomatin" pretende alcançar. Provavelmente, o novo jornal vai ser o braço matutino do "Le Monde". Os leitores fiéis do mais tradicional dos jornais franceses terão o que folhear durante o café-da-manhã (o "Le Monde" só sai às 15h). Mas também estão na mira do "Infomatin" o público jovem do "Libération" e todos os que não lêem jornais por falta de tempo.
No disputado e abatido cenário da imprensa francesa, as ambições de tiragem do "Infomatin" chegam a 200 mil exemplares. O novo jornal é o resultado de um projeto desenvolvido durante mais de dois anos pelo Centro de Observação das Mídias. As pesquisas de marketing mostraram que, além de serem considerados caros, os jornais franceses são "tristes e difíceis de ler". Com um dossiê por edição, muitas informações curtas, serviços para os leitores e fotos coloridas, o "Infomatin" espera seduzir o público de leitores. Se não for por isso, pode ser pelo preço.

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