São Paulo, segunda-feira, 10 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sem-teto também têm jornais

DE PARIS

Não há uma vez que se pegue um metrô em Paris e que não se encontre um vendedor de um dos jornais dos sem-teto. Os milhares de vendedores do "Macadam", do "Reverbere" e do "Faim du Siecle" estão entre os 400 mil sem-teto que vivem pelas ruas da França. Os preços são 10 francos ("Reverbere" e "Macadam") e 12 francos.
O "Faim du Siecle" (Fome do Século) é todo em cores e o único que justifica as vendas além da simples solidariedade. O número de dezembro, por exemplo, traz entrevista com a cantora Patricia Kaas, um artigo sobre "body piercing" (moda de brincos no corpo) e outro sobre as FMs.
O "Reverbere" é feito pelos e para os sem-teto, embora não sejam eles que comprem. Quinzenal, faz reportagens sobre alojamentos noturnos, traz endereços úteis para os pobres, como os restaurantes que servem comida de graça, tem uma sessão de anúncios dos que querem procurar emprego ou uma casa barata para morar. Em 32 páginas de tablóide, cabem ainda poemas, charges, palavras cruzadas e horóscopo.
O "Macadam" é feito na Bélgica e na França. Suas reportagens também se limitam praticamente ao universo dos sem-teto, embora traga ainda artigos sobre a política em geral.

Texto Anterior: Animais morrem queimados na Austrália
Próximo Texto: França ganha jornais mais 'fáceis' e baratos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.