São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 1994
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Concorrência derruba preço em São Paulo

DA FT

A guerra das cervejarias por uma fatia maior do mercado já começa a refletir no bolso do consumidor neste verão. Quem gosta de tomar a tradicional 'loira gelada' no final da tarde pode encontrar boas opções de preço em bares, padarias e adegas.
No centro da cidade, a maior briga é entre as cervejas escuras. A Antarctica está oferecendo um desconto de 50% no preço da Munchen Extra no atacado, diz Luiz Carlos Gomes Leão, do restaurante Leão da Barão, no centro. Conclusão, a Munchen é vendida a CR$ 300 contra CR$ 600 da concorrente, a Kaiser Bock.
No Drummond, nos Jardins, o último reajuste não foi repassado. A Skol Long Neck custa CR$ 280 contra CR$ 400 nos bares da região. No Bargulho's, na Pompéia, a garrafa de 600 ml de qualquer marca custa CR$ 250 para viagem (o preço dos supermercados) e CR$ 450 no balcão.
Os brasileiros consumiram seis bilhões de litros de cerveja em 93. De olho num aumento de vendas, as cervejarias se preparam para entrar na batalha do verão, a primeira do ano, já que em junho e julho serão realizados os jogos da Copa do Mundo.
A Brahma, líder de mercado com 34,6% das vendas, segundo pesquisa feita no final do ano passado pelo Instituto Nielsen, vai continuar investir os mesmos US$ 25 milhões em marketing este ano. A distribuição deve ser diferente, com boa parte voltada para a Copa do Mundo. No dia 31 de dezembro, a empresa marcou o primeiro gol, colocando no ar um comercial com os craques da Seleção Brasileira Romário, Raí e Bebeto. A estratégia para o Carnaval do Rio é segredo.
A Kaiser, quarta colocada no mercado, com 14,2% do mercado, não fará nada no Carnaval, segundo o vice-presidente de marketing, Antonio Carlos Ribeiro da Silva. "O Carnaval não dá retorno suficiente para a verba empregada", diz. A terceira colocada é a Skol, com 15,7%.

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