São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconhecido treinará Corinthians

DA REPORTAGEM LOCAL

O "mago" da Divisão Intermediária é o novo treinador do Corinthians. Depois de conduzir os times do Rio Branco, Araçatuba e Comercial à elite do futebol paulista, Afrânio Riul assinou ontem contrato com o clube.
O substituto de Mário Sérgio estava na Ponte Preta, de Campinas. "É a maior oportunidade da minha carreira", afirmou Afrânio, ex-ponta-direita que migrou por dez equipes como jogador e oito como treinador antes de chegar ao Parque São Jorge.
A opção por um técnico desconhecido causou surpresa. O Corinthians havia mostrado inicialmente interesse por profissionais mais experientes, como Jair Pereira (Vasco) e Carlos Alberto Silva (Cruzeiro).
Carlos Nujud, diretor corintiano, explicou que as "estrelas" foram descartadas porque o clube não queria mexer na "estrutura que já está formada".
Afrânio se mostrou entusiasmado em poder treinar uma grande equipe da capital e pretende repetir o mesmo sucesso de seus colegas, que também iniciaram suas carreiras em equipes do interior. "Pretendo, a exemplo do que aconteceu com Nelsinho Batista e Wanderley Luxemburgo, vir de um clube pequeno e vencer na carreira", disse.
A negociação foi toda feita ontem. As 12h30, Henrique Alves, diretor do Corinthians, ligou para a casa de Afrânio em Ribeirão Preto e fez a proposta. Após a conversa, o treinador foi a Campinas "informar" os dirigentes da Ponte Preta. "A Ponte contratou seis jogadores e havíamos estruturado todo o trabalho a ser feito. Mas os diretores entenderam a minha situação e consegui a liberação", afirmou o técnico, amigo pessoal de Mário Sérgio.
"O Mário fez um trabalho incrível no Corinthians. Ele é na atualidade o melhor técnico do Brasil", comentou Afrânio, que não descarta a indicação do colega para o cargo. Mas Mário Sérgio disse à Folha que não indicou ninguém para substituí-lo.
Ontem, a delegação seguiu para Itamonte (MG), onde iniciará a pré-temporada para o Campeonato Paulista. Apenas dois jogadores não seguiram com o grupo: o goleiro Ronaldo, que passa férias nos Estados Unidos, e o ponta Adil, que resolve problemas particulares em Porto Alegre. Os dois avisaram a diretoria e devem se juntar ao time na quarta-feira.
Quanto à contratação do ponta-esquerda Rivaldo, a diretoria do Corinthians enviou um fax para o Mogi Mirim aumentando a proposta pelo jogador: US$ 2,7 milhões, mais o passe do atacante Marques. A prioridade do Corinthians para a contratação do jogador terminou ontem. O Palmeiras também tem interesse e deve entrar na negociação.
Já a contratação do meio-campo Dener, da Portuguesa, deve ser anunciada amanhã. O Conselho de Orientação e Fiscalização (COF) da Portuguesa estuda hoje a proposta do Corinthians: US$ 1,5 milhão e o passe do meio-campo Tupãzinho.
O presidente Alberto Dualib, acompanhado dos jogadores Gralak, Tupãzinho, Viola, Zé Elias e Moacir –e mais duas dezenas de conselheiros e diretores–, recebeu do governador Luís Antônio Fleury Filho a cessão de um terreno –próximo a Rodovia dos Trabalhadores–, onde será construído um centro de treinamento.

Texto Anterior: Santos contrata Paulinho Kobayashi
Próximo Texto: Corinthians é um contêiner de surpresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.