São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Privilégios estatais; Câncer na próstata; Inspiração de Brizola; Desejos autoritários

Privilégios estatais
"Para reforçar a posição do jornalista Gilberto Dimenstein, em seu artigo de domingo último, sobre 'Privilégios e gatunagem' nas estatais, chamo a atenção para o seguinte. Uma das maneiras de se resolver o problema das disparidades entre os vencimentos dos servidores, seja de que órgão for, é estabelecendo, de maneira perene, um sistema transparente e definido de cargos para o funcionalismo da administração direta, autárquica, fundacional e de empresas públicas ou de capital misto, como sugere o Plano de Carreira dos Funcionários Públicos, elaborado pela Secretaria de Administração Federal, já encaminhado pelo ministro Romildo Canhim ao presidente Itamar Franco. Somente disciplinando o ingresso por concurso público e diminuindo os cargos de confiança, geralmente nomeados por interesses que não os da administração pública, e consagrando a progressão pelo mérito é que poderá se alcançar esse objetivo. Ao lado disso, como certamente pretende o ministro Fernando Henrique, é preciso ter uma política salarial que uniformize os reajustes e seja justa com os atuais padrões econômicos."
Og Roberto Dória, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Brasília, DF)
*
"A grande imprensa voltou a direcionar suas baterias contra os salários de técnicos e trabalhadores das empresas estatais e do setor público. O que está por traz de toda essa manipulação informativa é o seguinte: a obsessão de certas elites –e de seus prepostos encastelados dentro da máquina governamental– em sucatear não só o patrimônio físico do Estado, como também o seu patrimônio humano."
Afonso Magalhães, diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília (Brasília, DF)
*
"Todos os dias a Secretaria de Administração Federal anuncia salários astronômicos pagos pelas estatais. O povo, que não ganha nem 100 dólares por mês, fica indignado de saber que funcionários de estatais chegam a ganhar US$ 20 mil por mês. Espero que o governo pare de alardear essas mordomias no horário nobre e passe a anunciar providências."
Alex O.R. de Lima (São Paulo, SP)

Câncer na próstata
"Gostaria de agradecer sua gentileza e o destaque que foi dado ao meu artigo sobre câncer da próstata que recentemente a Folha publicou (24/11). A repercussão desse artigo foi muito grande e confesso que, mesmo acostumado a emoções fortes (positivas e negativas), fiquei sensibilizado com esta repercussão."
Miguel Srougi, professor associado de urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

Inspiração de Brizola
"Li na Folha que Leonel Brizola se inspirará em Rafael Caldeira, presidente eleito da Venezuela, em sua campanha eleitoral para a Presidência do Brasil. Caldeira derrotou o candidato da Acción Democrática, 'partido-irmão' do PDT, apeado do poder com o impeachment do seu dirigente máximo, Carlos Andrés Perez, sob acusação de corrupção. Carlos Andrés, que trata Brizola intimamente como 'Leonel' é, como o governador carioca, vice-presidente da Internacional Socialista e um dos florões social-democratas na América Latina. Mas a opção da Internacional no continente tem sido mais para o velho populismo do que para uma eventual social-democracia. De qualquer maneira, Brizola deixou cair muito rapidamente Carlos Andrés, sobretudo para quem apoiou o 'social-liberal' Fernando Collor de Mello quase até o fim."
Marco Aurélio Garcia, professor do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (São Paulo, SP)

Desejos autoritários
"Cidadãos que compartilham o anseio por uma 'ditadura rígida e competente', expresso por Laerte de Freitas em carta na edição de 10 de janeiro, se encontram equivocados em pelo menos um ponto. Esquecem que hoje, por causa da democracia, têm a liberdade de clamar na imprensa até pela própria supressão do regime de liberdades –enquanto que, no último período ditatorial, pessoas morreram (lembram-se das ossadas do cemitério clandestino de Perus?) por ter opinião contrária à opinião do Estado."
Edécio Cunha Neto (São Paulo, SP)
*
"Não faça coro, sr. Laerte de Freitas, com os interessados que sonham com a volta dos coturnos e das boininhas ao poder. Talvez o leitor não saiba que ponte Rio-Niterói, Transamazônica, Ferrovia do Aço, Angra, Itaipu etc. etc. etc. foram festivais de empreiteiras patrocinados e escamoteados pela ditadura."
Celso Aimbiré dos Santos (Campinas, SP)

Texto Anterior: "Faits divers", cidadania, delações
Próximo Texto: Ave, Callado; Limites do capital; Relatório final; Por um treinador; "Lôraburra"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.