São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município do Paraná institui imposto único

DA AGÊNCIA FOLHA, EM LONDRINA

O município de Nova Santa Bárbara (PR) é o primeiro do país a instituir o Imposto Unico Municipal. Além do IUM, o contribuinte vai pagar o ITBI (Imposto sob Transmissão de Bens Imóveis), na esfera municipal.
A previsão do prefeito Julio Aparecido Bittencourt é que o município arrecade CR$ 15 milhões em IUM este ano, quando poderia arrecadar CR$ 20,7 milhões com os impostos e taxas tradicionais. O IUM será cobrado em abril, período que coincide com o início da comercialização da safra de verão.
Para receber integralmente o IUM, a prefeitura implantou um sistema de cadastros técnicos dos imóveis, empresas comerciais e de todos os moradores, que é totalmente informatizado.
Com o imposto, o prefeito quer acabar também com as isenções de taxas e impostos da população carente (mais de 60% da população é de bóias-frias e arrendatários). "Quem não puder pagar o IUM terá que trocar o pagamento do imposto por horas de trabalho para o município".

Texto Anterior: PFL vai votar contra aumento de impostos
Próximo Texto: FHC ameaça "bombardear" oligopólios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.