São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ULM inicia hoje Festival de Verão 94

EDSON FRANCO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A Universidade Livre de Música vai prender alguns paulistanos na cidade neste verão. De hoje até o próximo dia 22, a ULM promove a edição 94 do seu Festival de Verão e vai fazer desfilar pelo palco do Teatro Procópio Ferreira uma seleção de autênticas feras musicais (veja programação nessa página). Pode-se questionar o repertório, mas nunca a competência dos músicos escalados.
O quarteto carioca de música instrumental Cama de Gato toca hoje, inaugurando o festival. Artur Maia (baixo), Mauro Senise (sax e flautas) e Pascoal Meirelles apresentam duas novidades no show. Uma é o repertório do disco "Dança da Lua", lançado ano passado. A outra é o tecladista e compositor Jota Moraes, que substitui Rique Pantoja. Senise diz que a saída de Pantoja foi amigável e planejada. "Ele foi bem substituído. O Jota é um excepcional improvisador. Agora nosso time está jogando mais solto", garante.
Segundo Senise, viver de música instrumental no Brasil não é fácil. Além de tocar no Cama de Gato, o saxofonista faz parte de um duo com o pianista Gilson Peranzetta, um trio de música erudita e ainda dá aulas. Outro bastante atarefado é Maia. Atualmente acompanhando Gilberto Gil, o baixista já tocou com Djavan, Lulu Santos e participou dos shows do disco "Tropicália 2", de Gil e Caetano.
O repertório que será apresentado pelo Cama de Gato sintetiza seus quatro discos, com destaque para o mais recente. Em temas como "Melancia", "Por que não Fui à Berklee" e "Gonzagueando", a banda vai mostrar seu virtuosismo jazzístico com tempero brasileiro.
Entre as novidades apresentadas no festival destaca-se a banda Som Caribenho, novo projeto do baixista e vocalista panamenho Edwin Pitre. Na nova banda –que toca no sábado–, Pitre continua fazendo a mistura de ritmos antilhanos com brasileiros, alquimia que já dividiu com músicos como Skowa e Ruben Blades.

Texto Anterior: Matilde Mastrangi quer ser atriz séria
Próximo Texto: Depois de três semanas, Molière volta com seu impostor Tartufo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.