São Paulo, sexta-feira, 14 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guazzelli assume a Agricultura

Alvares será ministro da Indústria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto anunciou ontem à noite o nome de dois novos ministros. O ex-governador do Rio Grande do Sul Synval Guazzelli (PMDB) vai para a pasta da Agricultura. O senador Élcio Alvares (PFL-ES) será o ministro da Indústria e Comércio.
Itamar foi obrigado a uma mudança de plano de última hora. Ele pretendia nomear o senador Antônio Mariz (PMDB-PB) para a Indústria e Comércio, deixando para Alvares a pasta de Minas e Energia. Ontem à tarde, Mariz recusou o convite.
Ele ficou irritado porque tinha sido sondado para a Agricultura, mas o PMDB preferiu indicar Guazzelli para o cargo. O presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique (SC), comunicou ontem ao presidente Itamar Franco a recusa de Mariz.
Antes do senador Élcio Alvares, o presidente Itamar cogitou para o cargo o senador Beni Veras (PSDB-CE). A pasta das Comunicações deve ficar com o interino Djalma Moraes.
Mariz disse ao presidente do Congresso, senador Humberto Lucena (PMDB-PB), que não aceitava o cargo porque não tem "perfil" para a Indústria e Comércio. Na verdade, além da irritação, ele tem outro motivo: é considerado no PMDB da Paraíba uma opção para concorrer ao governo do Estado.
No final da noite, o Palácio do Planalto informou que a escolha dos novos ministros das Minas e Energia e das Comunicações será definida apenas na próxima semana, depois que o presidente Itamar voltar do Uruguai. A posse de Guazzelli também ficou para a volta de Itamar. Já a de Élcio Alvares acontecerá depois do fim dos trabalhos da CPI do Orçamento.
Guazzelli, advogado, foi duas vezes governador do Rio Grande do Sul: em 1974, então na Arena, foi nomeado para o cargo pelo regime militar; em 90, já no PMDB, era vice-governador e assumiu o Executivo no lugar de Pedro Simon, que se desincompatibilizou para concorrer ao Senado.

Texto Anterior: Receita investiga ganhadores
Próximo Texto: Indicação de líder não significa apoio total a Itamar, diz Fleury
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.