São Paulo, domingo, 16 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Garimpeiros' dão vida a 'Vídeo Show'

MARCELO MIGLIACCIO
DA SUCURSAL DO RIO

"Garimpeiros' dão vida a 'Vídeo Show'
Quem liga a TV nas tardes de sábado salivando para ver as imagens antigas exibidas no "Vídeo Show", da Globo, não sabe o trabalho que dá garimpar aquele túnel do tempo semanal.
Há 11 anos no ar, o programa sempre foi líder de audiência no horário. Graças ao formato e a muito suor e paciência: desencavar as cenas que todos querem rever não é fácil.
A partir de uma reunião na qual se definem os temas do programa, quatro produtores saem à caça das imagens nos arquivos da Globo e até de outras emissoras.
A história global está armazenada em 130 mil fitas, divididas em depósitos localizados no Jardim Botânico (zona sul do Rio), em Bonsucesso (zona norte) e num galpão em São Paulo.
Segundo o gerente de produção do "Vídeo Show", Akbar Meirelles, 39, a equipe atual está no programa há oito anos e cultiva um 'know how' que permite encarar rapidamente os desafios dos redatores e do diretor Cacá Silveira.
"Já sabemos mais ou menos onde encontrar as imagens que queremos. Uma produção de pessoas sem experiência neste trabalho não coseguiria colocar o programa no ar", diz.
O traquejo adquirido em 488 programas produzidos desde 83 permitiu à equipe organizar um banco de dados computadorizado com informações sobre quase tudo que já foi exibido pela Globo. A equipe conta ainda com duas mil fitas estocadas em suas próprias salas para consulta imediata.
Quando o tema é novela, a produção recorre aos roteiros originais para consulta, o que facilita o trabalho. Já as imagens jornalísticas são fornecidas pelo Centro de Documentação da Globo (Cedoc). "A coisa fica difícil quando se trata de programas de humor, que não têm roteiro. O jeito é procurar nas fitas, uma por uma", diz Meirelles.
Outro aliado da produção é o redator-final do programa, Rixa, um aficcionado por TV que anota tudo o que vê desde que o programa estreou. "As vezes, até produtores de outros programas nos consultam para achar imagens que não sabem onde estão", conta Meirelles.
Uma das maiores dificuldades da produção é rechear os clips com cenas análogas exibidas em diferentes novelas –tapas, beijos ou tombos, por exemplo. "As vezes, nós garimpamos até 120 takes para preencher apenas dois minutos de programa", diz o produtor.
Com tantos anos no ar, o "Vídeo Show" tem até imagens proibidas –aquelas tão exibidas que o telespectador não aguenta mais. A bela Sônia Braga subindo num telhado em "Gabriela" (75) e Malu Mader desfilando seu charme em "Top Model" (89) estão na atual lista negra da produção. (Marcelo Migliaccio)

Texto Anterior: 'Verdes' querem Lucélia deputada; 'Colosso' ganha disco de ouro; Cristiana Oliveira está em 'Maria Moura'; Denise encarna caipira no SBT
Próximo Texto: 'Anos Incríveis' tem novos episódios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.