São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal confunde Itamar com Sarney

FERNANDO RODRIGUES
DO ENVIADO ESPECIAL A COLÔNIA

O presidente Itamar Franco (sem partido), 63, chegou ao Uruguai no sábado, com um dia e meio de antecedência para a reunião do Mercosul no Uruguai. Neste dia, o jornal de maior prestígio no país, o "El Pais", publicou uma correção sobre notícia envolvendo o presidente brasileiro, em que confundiu Itamar com o ex-presidente José Sarney.
Era a seguinte a correção: "Por um deslize na nossa edição de ontem, erramos ao citar José Sarney como presidente do Brasil. Sabemos bem que a mais alta magistratura do país-irmão é exercida pelo sr. Itamar Franco. Nossas desculpas aos ilustres envolvidos e a nossos leitores".
No sábado, Itamar ficou trancado o tempo todo no quarto no hotel Victoria Plaza, em Montevidéu. Na suíte presidencial, no 17.º andar, teve apenas duas rápidas reuniões de trabalho, que lhe tomaram cerca de duas horas.
As reuniões de trabalho de Itamar foram para que o presidente se inteirasse sobre os tratados que deve assinar hoje. No sábado à noite, Itamar também preferiu ficar no quarto e não compareceu a uma recepção preparada pelo embaixador brasileiro em Montevidéu, Renato Prado Guimarães.
Diplomatas e assessores que participaram da recepção tiveram que retornar logo para o hotel. Levaram fitas e aparelho de vídeo para o presidente poder assistir os telejornais noturnos captados por uma antena parabólica na casa do embaixador brasileiro.
Ontem, o presidente também passou o domingo dentro de seu quarto. As 16h embarcou para Colônia do Sacramento, onde chegou às 18h42. Nesta cidade será realizado o encontro de cúpula do Mercosul. Os outros presidentes estrangeiros preferiram viajar para o Uruguai ontem mesmo e foram direto para Colônia, sem passar por Montevidéu. (FR)

Texto Anterior: Integração pode ficar para depois de 2001
Próximo Texto: Itamar elogia Hargreaves
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.