São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação cai a 20% com URV, diz equipe

URV derruba taxa, diz equipe econômica

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A equipe do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, aposta numa queda rápida da inflação assim que for introduzida a URV (Unidade Real de Valor). Já no primeiro mês de adoção do novo indexador, a inflação cairia pela metade, atingindo patamar inferior a 20%, de acordo com projeções da Fazenda.
O ministro da Fazenda não faz previsões oficiais sobre a queda da inflação com a URV, mas tem utilizado essas estimativas para tranquilizar o presidente Itamar Franco sobre a explosão de preços desde o final de novembro. Por isso mesmo, FHC acelerou as negociações com o Congresso para aprovação do pacote fiscal. Ele pretende adotar a URV já em fevereiro.
Essa queda da inflação também é esperada por várias empresas de consultoria e grupos empresariais que já fazem exercícios sobre a URV, tomando como base a variação do dólar comercial. A Fazenda considera que a redução da inflação não será maior no primeiro mês do plano porque ainda haverá um resíduo da alta dos preços embutido na URV, apesar do novo indexador ter como objetivo refletir a inflação presente.
A partir do segundo mês do plano, a queda da inflação, medida pela URV, seria mais rápida ainda na avaliação da equipe. Alguns assessores de FHC chegam a estimar um índice de inflação em torno de 10%. De qualquer forma, a maior preocupação da equipe econômica após a introdução do novo indexador é a administração de expectativas dos agentes econômicos.
A equipe está preocupada com as declarações à imprensa. Segundo a Folha apurou, a Fazenda considera que qualquer declaração mal interpretada, durante a fase de introdução da URV, teria efeitos desastrosos. O sucesso do plano dependerá da aceitação e credibilidade no novo índice. Quando maior a credibilidade na URV, menos tempo o governo levará para transformá-la na moeda que substituirá o cruzeiro real.
A Folha apurou na Fazenda que a nova moeda poderá chegar já em abril, caso a implantação da URV seja bem sucedida e o novo índice adquira confiança rápida. Por outro lado, Edmar Bacha, assessor especial do ministro da Fazenda, já apresentou uma estimativa de que a transição de cruzeiros reais para URV deve demorar oito meses.
Nesse período, a URV terá sido adotada por todos os agentes econômicos nos contratos, salários e preços. Depois da criação da URV, o governo deve implantar um sistema de esclarecimento ao cidadão, que poderá ser feito através do telefone e da imprensa.

Texto Anterior: Itamar elogia Hargreaves
Próximo Texto: Para FHC, ajuste sai esta semana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.