São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
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Estudo mede fidelidade a shoppings

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudo mede a fidelidade aos shoppings
Preferência em relação ao centro de compras "vizinho" cai entre os paulistanos mais ricos
O Center Norte, seguido do Aricanduva (zona leste), é o shopping center paulistano que desfruta do maior índice de fidelidade dos consumidores que residem à distância equivalente a cinco minutos de carro do local, segundo um levantamento que aponta o Jardim Sul e Eldorado como os de menor contingente de vizinhos fiéis.
Para a maioria (54%) dos 1.800 consumidores entrevistados, o shopping center preferencial é o que está localizado mais próximo da residência. No entanto, essa fidelidade geográfica tende a se reduzir em relação aos consumidores posicionados no topo da pirâmide de renda. Tanto o Iguatemi quanto o Eldorado, mostra a pesquisa, atraem públicos de regiões além de sua área de influência.
Ao radiografar o perfil de poder aquisitivo dos frequentadores, o estudo revela que o pioneiro Iguatemi, inaugurado nos Jardins em 1966, é o preferido dos consumidores de classe média alta, enquanto a maioria dos clientes do Interlagos, na zona sul, tem renda inferior a 15 salários mínimos.
Masano comprovou com números um fenômeno observável a olho nu. Surgiram, de 1980 a 90, 4,8 milhões de m2 de novas construções em torno dos shoppings.
Prédios de apartamentos foram responsáveis por 97% do acréscimo de área residencial, que abrange 53%. Representam 66% das construções plantadas em torno dos shoppings, acima da média de 36% no município. Inversamente, a densidade de casas é de 34% contra 64% no município.
Verticalização
Nesse mesmo período, a área destinada ao comércio cresceu 87%, em escala bastante superior à verificada no restante da cidade (58%). "Houve um fantástico processo de verticalização tanto residencial quanto comercial ao redor dos dez shoppings", diz Masano.
A concorrência estratégica entre os shopping centers foi esmiuçada pelo consultor, que também se valeu de depoimentos de 30 diretores de grandes cadeias do varejo, presidentes de associações de lojistas e administradores dos empreendimentos.
O Eldorado, segundo o levantamento, não conseguiu abalar a hegemonia do Iguatemi, localizado a menos de 5 km de distância. Da vizinhança do Eldorado, 17% usam o shopping para compras, enquanto 65% se dirigem para o Iguatemi.
O mesmo comportamento se repete em relação ao Jardim Sul, que detém o menor índice de fidelidade (13%). De seus vizinhos, 38% frequentam o Morumbi e 13% o Ibirapuera.

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