São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Moda ocupa o maior espaço

NELSON BLECHER
DA REPORTAGEM LOCAL

No perfil dos shopping centers paulistanos, o setor de moda representa o foco de disputa mais acirrada entre logomarcas, ocupando hoje quase a metade dos espaços existentes.
Mas, no futuro, seu glamour pode até perder poder de atração para alimentos e bebidas. "Trata-se de um setor que vem se tornando uma nova âncora para os centros de compras", afirma o consultor Masano.
Apesar de já ter avançado para a terceira posição, sua atual participação de 14% no mix de lojas está seis pontos percentuais atrás da categoria de artigos diversos –categoria que agrupa cine/foto/som, papelarias, artigos de esportes e joalherias. Em shoppings com frequência mais popular, como o Interlagos, alimentos e bebidas estão representados por 22% das lojas. Apenas 2% dos frequentadores do Interlagos têm renda superior a 15 salários mínimos. O estudo mostra que em alguns shoppings, como o Eldorado, há públicos distintos que frequentam o hipermercado e as lojas de departamentos.
Outro setor valorizado por empreendedores, segundo o levantamento, é o de serviços. Ocupa, em média, 5% das lojas. No Eldorado já atinge 14%.
Cada centro de compras possui, em média, três lojas âncoras. A participação mais expressiva cabe à C&A, que tem sete, seguida pela Lojas Americanas (quatro).
Durante a realização de seu trabalho, Masano constatou que, sintomaticamente, havia cem lojas fechadas nos dez shopping centers. "Isso pode ser considerado sinal de crise econômica que começa a rondar um setor de atividade que teve fortes surtos de crescimento", afirma.
É a seguinte a lista de shoppings que foram alvo do estudo: Iguatemi, Ibirapuera, Eldorado, Morumbi, Center Norte, Interlagos, Paulista, Jardim Sul, West Plaza e Aricanduva. Segundo o consultor, tanto o shopping Continental quanto o Penha não foram incluídos porque o primeiro estava em reformas e o outro foi inaugurado quando a pesquisa já estava sendo desenvolvida. (NB)

Texto Anterior: Estudo mede fidelidade a shoppings
Próximo Texto: Redes de franquias crescem com a expansão dos shoppings
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.