São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Final do estadual feminino une gerações do basquete

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A decisão do Campeonato Estadual Feminino de Basquete esta noite no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, é um confronto de gerações. Envolve personagens que fazem a história das equipes femininas de basquete nos últimos 30 anos. Nossa Caixa-Ponte Preta, de Campinas, e Lacta, de Santo André, são finalistas.
As comissões técnicas das duas equipes são comandadas por ex-jogadoras das décadas de 60 e 70 e que integraram a seleção medalha de bronze no Mundial de 71, também no Ibirapuera: Maria Helena Cardoso e Heleninha, da Nossa Caixa, e Laís Elena, do Lacta.
Os dois times reúnem ainda várias das melhores jogadoras do país. O de Campinas, mais experiente, tem atletas que sucederam a geração das treinadoras, como Paula e Hortência, seguidas por Ruth e Nádia. Tem ainda como destaque as pivôs estrangeiras, a argentina Karina e a russa Elena Bonatiants.
O Lacta é um time da nova geração, onde despontam estrelas como a ala Janeth, já consagrada a melhor jogadora da temporada, e duas das principais revelações dos últimos anos, as irmãs Leila e Márcia Sobral. Destaque ainda para as norte-americanas, a pivô Susan Anderson e a armadora Edna Campbell. As demais são novatas.
A Nossa Caixa está a um passo da conquista do titulo de bicampeã. É a favorita absoluta. No campeonato, o time ganhou 11 jogos e perdeu 1 na fase de classificação e na etapa dos quadrangulares obteve 10 vitórias e 2 tropeços. O Lacta perdeu 3 dos 12 jogos iniciais e 5 dos 12 dos quadrangulares. A última vitória, no entanto, ocorreu diante da Nossa Caixa, por 91 a 88, na casa do adversário, que jogou desfalcado de Paula. O resultado aumentou a confiança das jogadoras em registrar nova surpresa na decisão que começa às 21h30. Na preliminar, às 19h30, pelo terceiro lugar, jogam Unimed Brasil, de Araçatuba, e Cesp-Unimep, de Piracicaba.
Nas semifinais, a Nossa Caixa venceu a Cesp-Unimep por 108 a 81 e o Lacta derrotou a Unimed por 102 a 84.

Equipes e marcadoras: Nossa Caixa - Paula 7, Helen 2, Hortência 27, Nádia 9, Cláudia 5, Roseli 10, Karina 44, Elena 4, Sílvia, Ruth e Lígia; Cesp-Unimep - Vanira 13, Ana Mota 2, Mina 7, Cathy 18, Ana Regina 15, Jacque 17, Maristela 7, Luci 2, Ana Cristina. Lacta - Leila 12, Simone 14, Janeth 45, Rita 7, Edna 4, Márcia 18, Susan 2 e Jacqueline; Unimed Brasil - Donna 15, Branca 12, Alessandra 12, Marta 9, Vânia Teixeira 16, Adrienne 20 e Rosangela.
Manchete, ao vivo, às 21h30

Texto Anterior: Verdy é campeão japonês e Zico é expulso na despedida
Próximo Texto: Campanha dos Bulls já é similar à do tri
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.