São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banho após comer não mata

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Sua avó vai querer arrancar os cabelos, mas proibir você de entrar na água depois de comer é um tremendo exagero.
Após as refeições, boa parte do seu sangue vai para o estômago e o intestino. Esse é um processo normal do organismo que precisa de mais sangue para realizar uma digestão adequada.
Não há riscos de tomar banho ou de entrar tranquilamente na piscina ou no mar após ter comido. O problema é fazer exercício físico intenso como nadar ou surfar –o que faz o sangue "reservado" para o sistema digestivo ser desviado para os músculos que estão trabalhando. A pessoa fica com dificuldades na digestão e acaba passando mal (sensação de enjôo, suor frio, tontura etc.).
O hábito (dos tempos da sua avó) de tomar banhos longos e quentes na banheira dilata os vasos sanguíneos da pele e também desvia o sangue do estômago. Criou-se então o mito de que era proibido tomar banho após as refeições. Na era do chuveiro, esse "perigo" não existe.

Texto Anterior: Pêlo demais não é motivo para encanação
Próximo Texto: EU ACHO QUE SIM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.