São Paulo, segunda-feira, 17 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pêlo demais não é motivo para encanação

ROSELY SAYÃO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"Tenho 21 anos e sou muito complexada por causa do excesso de pêlos que tenho no corpo todo: pernas, nádegas, costas e barriga. Faço depilação de 15 em 15 dias e meu namorado está sempre me cobrando isso. As vezes chegamos até a brigar porque ele nem me toca quando estou sem depilar. Gostaria de saber se existe uma maneira mais fácil de acabar com eles e se isso vai afetar o meu lado feminino quando eu começar minha vida.
*
Calma, querida leitora. Você está pensando bobagens, certamente. Que história é essa de você achar que pode não ser tão mulher, não conseguir desfrutar dos prazeres sexuais quando quiser, só por causa dos pêlos? Você está muito angustiada por causa disso e até dá para entender. Acontece também com muitas outras mulheres. Veja se você consegue melhorar seu astral, em primeiro lugar.
Agora, seu namorado não ajuda nada, só atrapalha, sendo tão intolerante com você, concorda? Como é que ele se sentiria se você se recusasse a beijá-lo quando não estivesse com a barba feita? Um bom papo sobre o assunto é o que vocês precisam para que os pêlos parem de atrapalhar.
Os pêlos em maior quantidade podem ser resultado de sua ascendência. Descendentes de árabes, por exemplo, têm mais pêlos que as de japoneses. Isso é determinado pela hereditariedade e com isso não há discussão. Aconselho você a consultar um ginecologista. Algumas mulheres têm um aumento normal de pêlos, principalmente no rosto, braços e pernas. Isso tem o nome de hirsutismo e geralmente vem acompanhado de distúrbios hormonais.
Um ginecologista poderá fazer a avaliação para você. Existe tratamento para esse problema. Não deixe de procurar o médico por sentir receio de saber o que é que você tem. Sempre que é preciso tratar algum problema orgânico, quanto antes é feito o diagnóstico e o tratamento, maiores são as possibilidades de o resultado ser favorável.
E para não ter essa trabalheira toda com a depilação tão constante, experimente clarear seus pêlos em algumas regiões do corpo. Sabe que você pode ficar mais sensual e feminina? Tente não se submeter aos padrões de beleza existentes. As mulheres mais charmosas são as que sabem tirar vantagens de suas características.

Texto Anterior: O pau comeu entre os que ficaram de fora
Próximo Texto: Banho após comer não mata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.