São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fracassa leilão de novo título cambial do BC

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Fracassou a primeira tentativa do Banco Central de vender US$ 2 bilhões em NBCEs (Notas do BC série especial), novo título cambial criado pelo governo. Ao contrário das expectativas de anteontem, tanto do BC como do mercado financeiro, não houve consenso para fixar as taxas de juros pagas pelos papéis, Foram vendidos apenas títulos prefixados de curtíssimo prazo –28 dias.
"As expectativas do mercado mudam", comentou o diretor de Política Monetária do BC, Francisco Pinto. Ele aventou a hipótese de o mercado ter pedido juros mais altos por esperar uma breve elevação das taxas com a implantação da URV (Unidade Real de Valor). "Se o mercado tinha essa expectativa, ela não foi referendada pelo BC", disse.
O diretor afirmou que o governo manterá os juros em alta quando implantar a URV. "Isso não quer dizer, porém, que a política monetária será mais restritiva do que é hoje", disse. Em outras palavras, o governo usará juros elevados para evitar especulações no momento de adotar o novo indexador, mas o patamar atual das taxas pode ser o adequado.
Segundo Pinto, houve demanda por somente 50% das NBCEs de 30 dias, o que pode ser explicado pela quantidade confortável de títulos cambiais já em poder do mercado. Segundo o BC, US$ 14 bilhões em NTN cambiais estão hoje nas mãos das instituições financeiras, o que equivale a 41% da dívida mobiliária –em títulos– do governo federal.

Texto Anterior: Tucanos criticam o lançamento prematuro de FHC à Presidência
Próximo Texto: Subcomissão barra aumento de alíquotas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.