São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juiz vai decidir sobre inquérito

DA REPORTAGEM LOCAL

O juiz substituto da 4.ª Vara Criminal de Santo André, Rodrigo Capez, deve decidir até o fim da semana sobre a competência para presidir o inquérito que investiga o assassinato de Oswaldo Cruz Júnior. O juiz dirá se o caso deve continuar com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) ou se deve ir para a delegacia de Santo André.
O DHPP é dirigido pelo delegado Nelson Guimarães, acusado de parcialidade pelo PT. Guimarães atuou na investigação do sequestro do empresário Abílio Diniz, em 89, durante a campanha presidencial. Na época, foi acusado de obrigar os sequestradores a se deixarem fotografar com camisetas do PT, o que teria prejudicado Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição.
A princípio, a competência para apurar o caso é da delegacia de Santo André –cidade onde ocorreu o crime. Porém, devido à repercussão política do caso, o governador Luiz Antonio Fleury Filho (PMDB) transferiu a investigação para Guimarães. O argumentou justificou a decisão dizendo que o delegado tem larga experiência na solução de homicídios.
Para dar sua decisão, Capez pediu informações ao secretário de Segurança Pública, Odyr Porto, sobre as razões que provocaram a transferência do caso para o DHPP.

Texto Anterior: Mudança no voto é polêmica
Próximo Texto: Ministro insiste em salários pela média
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.