São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A dica é para amadores

MARCELO MEYER

Estamos no decorrer de um dos maiores torneios de tênis do mundo, o Australian Open.
Praticamente, com este torneio está aberta a temporada deste ano do circuito profissional.
E para você que é amador? Pela minha experiência como técnico de tênis, vejo sempre no início de cada ano uma grande quantidade de novos praticantes tentando jogar este esporte.
Aqui vão algumas dicas para que você passe a ter um melhor aproveitamento. Prepara-se, pois perguntas ou palavras como estas certamente você ouvirá:
Raquete mid-size (média) ou over-size (grande)?
O número do grip?
E a tensão do encordoamento?
Aro grosso (wide body) ou fino?
Tourna-grip ou couro genuíno?
Bolas pressurizadas ou sem pressão?
Para quem é leigo no assunto, ao entrar numa loja para adquirir o equipamento básico, além destas questões que parecem assustadoras, corre-se o risco de encontrar um vendedor esperto, que vai com certeza deixar você alguns dólares mais pobre, mas em compensação você desfilará no clube parecendo o Andre Agassi.
Como fazer para não ser enganado?
Comecemos pela raquete. Não compre diretamente qualquer raquete; empreste de alguns amigos ou pergunte a pessoas de sua confiança sobre marcas e modelos; teste sempre que possível e veja aquela com a qual você se adapta. Lembre-se: quando você é iniciante, você não possui uma sensibilidade desenvolvida para notar grandes diferenças na raquete.
O tamanho da raquete fica a sua escolha, mid-size (média) ou oversize (grande).
Quanto à grossura da empunhadura da raquete (grip), se você for adulto recomendo n.º 3 ou n.º4. Pegue a raquete em sua mão e veja qual lhe parece mais confortável.
Encordoamento: quanto mais esticado, melhor é o controle de bola, mas maior é a força que você fará durante o golpe; consequentemente, maior o risco de lesões no pulso, cotovelo e ombro. Quanto menos esticada as cordas, menos força você fará durante a batida, mas o controle de bola ficará mais difícil. Procure o meio termo. Geralmente as raquetes apresentam a recomendação do fabricante com relação à tensão apropriada.
O aro grosso (wide body) oferece muita velocidade e pouco controle. Aro fino, menos velocidade e maior controle. No início, recomendo o aro fino, para que você sinta mais a bola durante o golpe, com melhor controle.
Tourna-grip ou couro? Recomendo o tourna-grip, pois além de mais macio, escorrega menos que o couro, principalmente quando a mão está suada.
As bolas para quem é iniciante devem ser um pouco mais murchas que as normais. Com isso, o jogo ficará um pouco mais lento, o que facilita bastante o aprendizado.
O ideal, se você puder, é procurar ter algumas aulas antes de ir para a quadra com seus amigos.
Com certeza você aprende mais rapidamente este esporte, além de não acumular eventuais vícios na técnica dos golpes.
O tênis pode ser muito saudável e divertido quando são obedecidas algumas regras elementares.
Tente. Você vai gostar.

Texto Anterior: McLaren faz "Kart de F-1"
Próximo Texto: Corinthians treina a nova equipe contra o Comercial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.