São Paulo, quarta-feira, 19 de janeiro de 1994
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Empresas correm atrás da comunicação global

ANA LUIZA NASCIMENTO
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Um dos maiores problemas da comunicação eletrônica é a falta de compatibilidade entre os diferentes serviços. Computadores só conseguem fazer contato com outros na mesma rede ou no mesmo serviço on line, como CompuServe ou Prodigy. Telefones celulares e serviços de recados eletrônicos podem sofrer do mesmo problema ao saírem da sua área regional.
Por isso mesmo, várias companhias norte-americanas estão procurando uma solução. A American Telephone & Telegraph (AT&T) está lançando em maio deste ano um sistema que será capaz de entrar em contato com todo o mundo, ou, pelo menos inicialmente, com todo o país. É o Personal Link. Basta ter um computador ou notebook para entrar na rede.
A mensagem é transmitida para quem você quiser, através do seu computador para o serviço da AT&T. A empresa se encarrega do resto. Se a pessoa não faz parte de nenhuma rede de recados eletrônicos, o serviço tenta o velho telefone e o novo celular. Continua a pesquisa até entregar sua mensagem, em mãos (via fax ou telegrama), eletrônicamente ou pelo telefone. E confirma o recebimento do recado.
A grande vantagem é que o sistema da pessoa que você está tentando encontrar não precisa ser compatível com o seu. Além disso, o Personal Link oferece serviços semelhantes aos da CompuServe e da Prodigy. Caso você queira investir na Bolsa de Valores, seu sistema pode ser programado para localizar os artigos mais recentes sobre o assunto nos serviços eletrônicos de notícias, como Lexis e Nexis. Além disso, você também poderá fazer compras pelo computador.
O "Telescript" é o programa responsável por mais essa comodidade eletrônica. Foi desenvolvido pela General Magic Inc. e faz parte de um novo tipo de programa para computadores chamado agente. O nome não poderia ser mais apropriado, já que é esse programa que faz todo o trabalho: desde as ligações para pedir informações até deixar recados. Outro programa da mesma companhia é o "Magic Cap", que funciona até com televisões a cabo. Por enquanto, somente a AT&T está usando essa tecnologia, mas em breve outras empresas, como a Sony e a Philips, devem seguir seu exemplo.
Outra solução é o "Mobile Networks Integration", da Motorola Inc., que permite integrar telefones celulares, computadores portáteis e notebooks com redes telefônicas e outros sistemas de comunicação.
O projeto da IBM –que ainda não se materializou– tem um mercado específico: as grandes empresas. "In Touch", como está sendo chamado, deve conectar redes de informações com vários sistemas de comunicação. Também poderá ser usado como um serviço de mensagens.
A maioria das companhias espera os resultados que a AT&T vai obter quando lançar seu produto no mercado. Não há dúvida de que um sistema capaz de colocar todos os demais em contato será um sucesso. A grande incerteza é como o "Telescript" vai se comportar fora dos testes de laboratório. A AT&T parece não estar preocupada com o assunto. A empresa já está planejando a expansão do seu serviço para incluir bibliotecas on line, programas de televisão e tudo mais que possa ser "digitável".

Excepcionalmente, Marina Moraes não escreve nesta coluna esta semana.

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