São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Futebol arranca para a perfeição

OSWALDO ALVAREZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

O futebol paulista cresceu, evoluiu, reestruturou-se, driblou a crise, atraiu profissionais, reduziu empresas, revelou talentos, reciclou-se física e taticamente, estimulou torcedores, dominou o Brasil, encantou o mundo com o sucesso do São Paulo e teve como seu leal companheiro o futebol do interior. Arranca de forma fulminante, atinge o auge e, destemido, aproxima-se da perfeição.
Em meio à tanta velocidade e eficiência, numa fase crucial e interessante, a Federação Paulista de Futebol atende com ousadia e coragem à manifestação favorável de um campeonato de pontos corridos, trazendo consigo a certeza de uma fórmula mais justa de premiar a agremiação com melhor campanha, ainda que economicamente possa acarretar efeitos colaterais a alguns clubes.
Tal fórmula certamente afastará a fatalidade, alimentará a lógica, incomodará equipes de grande tradição que ainda buscam uma solução mais eficiente, tentando se igualar à competência de São Paulo e Palmeiras, ofuscará a esperança dos chamados pequenos, que, perseverantes e desinibidos, lutarão incansavelmente para não perder o direito de sonhar em despontar como uma surpresa.
O regulamento favorece a competitividade, vigia as arbitragens, pressiona as equipes, instiga os torcedores, mas tudo em prol do futebol, que, versátil, se adapta a qualquer circunstância, sem perder seu brilho, não se preocupando com as possíveis sequelas que se curvarão diante de um regulamento de verdade e com justiça.
Nos pés de Rivaldo, Edmundo, Edílson, Leonardo, Djalminha, Muller, dificilmente os privilegiados torcedores paulistas deixarão de se embriagar por essa magia que distribui sorrisos e estoca lágrimas.
No final, a ambição pelo título aumenta, a síndrome do rebaixamento cresce, a emoção prevalece, expelindo alegria e ocultando a dor de soldados treinados e programados para proporcionar uma grande festa em plena guerra, onde os convidados somos todos nós.

Texto Anterior: Equilíbrio entre os grandes compensa o regulamento
Próximo Texto: Competição regional é desumana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.