São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pagamento antecipado do IPTU forma fila

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais de 2.500 pessoas passaram ontem pelo guichê da Secretaria Municipal de Finanças, na rua Brigadeiro Tobias (região central), para pagar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 1994. Os carnês começaram a ser distribuídos anteontem, mas a maior parte das pessoas que estiveram ontem no posto de atendimento da secretaria desejava pagar o imposto adiantado.
Indiferentes aos altos rendimentos da caderneta de poupança e das aplicações financeiras, os proprietários preferiram recolher guias de pagamento antes do recebimento dos carnês. "Costumo receber o carnê em março, mas prefiro pagar logo para fugir à variação diária da UFM (Unidade Fiscal do Município)", disse a professora universitária Tekla Hartmannn, 61, que reservou o 13º salário para pagar os CR$ 308 mil referentes à sua casa na Lapa (zona oeste).
Mais do que do alto valor do imposto, a professora reclamava da demora no atendimento – apenas um guichê para o pagamento do IPTU de 1994 e para os proprietários que não pagaram o imposto em 1993. "Não há filas para idosos", observou o aposentado Sebastião Cunha, 79, que ficou de pé mais de duas horas para pagar o imposto. Os funcionários consultados por Cunha não souberam informá-lo que havia um guichê especial na sala 11, de acordo com a lei municipal que prevê atendimento diferenciado para idosos, gestantes e deficientes físicos.
Para o economista José Dutra Vieira Sobrinho, especializado em matemática financeira, os primeiros proprietários a receberem os carnês –que terão até o dia 4 de fevereiro para quitá-los ou pagar a primeira parcela sem multa– devem cumprir a obrigação fiscal o mais rápido possível. "Não vale a pena usar uma aplicação de curto prazo, como o fundão, até a data do vencimento do imposto em fevereiro, porque o recolhimento do IOF faz com que o ganho não supere a variação diária da UFM."
Dutra também desaconselha as pessoas que ainda não receberam o carnê a pagar o imposto adiantado. "A variação diária da UFM está próxima dos índices do IPC. Os que aplicarem o dinheiro e esperarem as datas de vencimento do imposto terão algum ganho."

Texto Anterior: Casal de 70 anos vive no bairro desde 1950
Próximo Texto: Praia vira inferno com lotação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.