São Paulo, sábado, 22 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerreiros masais

Ao contrário dos animais, os masais, povo de guerreiros e pastores que se vestem com mantas vistosas e enfeites coloridos, estão ameaçados. Eles já foram o povo mais temido do Quênia. Dominaram outros grupos e lutaram até contra os europeus. Mas as doenças, a mudança de costumes e a perda das terras alteraram a maneira de viver da tribo.
Antigamente, os meninos masais sonhavam em se tornar "moran" (guerreiro) matando um leão. Hoje, isso não é mais possível.
As leis quenianas de proteção à vida selvagem controlam o uso de lanças e proíbem que se vistam com a juba do leão abatido. Os masais perdem os hábitos e adotam os de outros povos. Assim, perde-se a cultura masai. Nela, o gado era o ponto central - os masais se alimentavam da mistura de leite e sangue e erguem as cabanas utilizando o estrume como cimento.

Texto Anterior: O paraíso dos animais
Próximo Texto: Colonizador foi "almoço" de leão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.