São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ações garantem rentabilidade de 84,78%

RODNEY VERGILI
DA REDAÇÃO

A carteira de investimentos escolhida por Raymundo Magliano Neto, gerente da corretora Magliano, teve uma rentabilidade de 84,78%, contra uma variação da Ufir de 36,17%.
O capital quase dobrou com a ajuda das ações escolhidas. A euforia invadiu os pregões no período da aplicação de 17 de dezembro de 1993 a 17 de janeiro de 1994 e o corretor pode comemorar todo o trabalho.
O risco foi calculado. Magliano diz que precisava escolher para a carteira ações de bancos. Para ele, as ações de instituições financeiras são bons lugares para deixar o dinheiro, pois os bancos costumam ter elevados lucros com a aceleração inflacionária. Ao analisar os papéis, enxergou nas ações do Banco do Brasil PN o caminho mais seguro.
Os preços das ações de grandes bancos privados já estavam altos, enquanto os papéis do Banco do Brasil PN estavam em 37% do valor patrimonial. O preço sobre o lucro líquido (P/L) era oito. Os indicadores mostravam que as ações do BB permaneciam com preços baixos e eram papéis atraentes, diz Magliano. As ações do BB tiveram uma lucratividade líquida de 145,80%.
Magliano apostou também no sinal verde na rota dos dólares. A escolha dos papéis da Vale do Rio Doce PN foi com base na expectativa de que a empresa irá lançar ADRs (recibos de depósitos norte-americanos) em fevereiro próximo.
Segundo o administrador, em 93 não foi favorável para a empresa, por causa das dificuldades nas exportações devido à recessão no Japão. A expectativa é de retomada na economia norte-americana e japonesa este ano com reflexo positivo para as ações da Vale, diz. A lucratividade líquida das ações da Vale PN foi de 100,63% no período.
As ações da Companhia Siderúrgica Nacional ON garantiram uma lucratividade líquida de 90,96%. Magliano guiou-se na escolha do papel pelo princípio de que empresa privatizada acaba ficando lucrativa com a redução de seus custos. As ações da CSN ON estavam cotadas a 69% do valor patrimonial. Segundo ele, os investidores estrangeiros são atraídos pelos papéis com preço de ação abaixo de 100% do valor patrimonial.
A escolha das ações Eletrobrás PNB esteve relacionada à expectativa de privatização do setor elétrico e ao preço sobre o valor patrimonial ainda baixo (29%). Os papéis da Eletrobrás PNB tiveram uma lucratividade líquida de 92,14%.
Magliano decidiu deixar um terço do dinheiro na renda fixa como um escudo contra o inesperado. Para acompanhar a escalada dos juros, Magliano decidiu deixar os recursos aplicados no fundo de renda fixa BCN Barclays DI, que teve uma rentabilidade líquida de 39,58% no período.

Texto Anterior: Seis razões contra o pessimismo
Próximo Texto: DI é opção para próximos dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.