São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
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Treinamento ataca 'vícios'

DENISE CHRISPIM MARIN
DA REPORTAGEM LOCAL

O treinamento no comércio visa corrigir "vícios" principalmente dos profissionais que trabalham em contato direto com os clientes. "Os vendedores não podem mais usar os consumidores como cobaias", diz Marcos Baptista Carvalho, 28, diretor do Grupo Friedman, consultoria especializada em varejo.
Seguindo o mesmo conceito, o Centro de Tecnologia do Varejo do Senac criou um curso para vendedores que aborda, em jogos, vídeos e dramatizações de situações do dia-a-dia, temas como a maneira de compreender a personalidade do cliente, a correção de vícios de linguagem, forma de apresentação pessoal e abordagem do consumidor. O curso já foi utilizado para o aperfeiçoamento dos vendedores da rede Magazine Luiza, com 45 lojas no interior de São Paulo e Minas Gerais.
Já o Grupo Pão de Açúcar decidiu treinar futuros gerentes para suas lojas por meio de um estágio de 12 a 24 semanas, no qual aprendem todas as tarefas de cada seção e assistem a palestras sobre temas como qualidade, estocagem e técnicas de venda. "Queremos que eles percebam com a prática como orientar os funcionários e melhorar o atendimento", explica Fernando Solleiro, 32, gerente de recursos humanos da empresa. (DCM)

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