São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres estudantes 'dominam' o setor

ADRIANA SALLES GOMES
DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres e estudantes 'dominam' o setor
Não existe "perfil ideal" para um operador de telemarketing. As centrais procuram pessoas parecidas com quem já está na equipe, diz Volney Faustini, presidente da Associação Brasileira de Telemarketing (ABT). A equipe homogênea costuma ser mais produtiva, segundo ele, porque cria estímulos que anulam o efeito do trabalho cansativo.
Diferentes empresas e birôs montam diferentes equipes. Isso depende da empresa, tipo de função, produto trabalhado e público-alvo. Birôs independentes gostam de perfis ecléticos. Uma central de atendimento de uma indústria farmacêutica, por exemplo, prefere contratar estudantes de medicina ou química. Um operador receptivo de informações tem que ser uma pessoa paciente.
Há, no entanto, quatro exigências: 1) voz agradável; 2) boa dicção; 3) vocabulário extenso; 4) autocontrole. Segundo várias centrais consultadas, experiência prática não é necessária, porque os novatos recebem treinamento nas equipes, de três dias –no caso dos birôs– a 45 dias –em algumas grandes empresas. Um curso técnico de telemarketing, noções mínimas de informática e de vendas podem contar favoravelmente no desempate para conquistar uma vaga.
Há um perfil-padrão hoje no mercado. Cerca de 80% dos profissionais são mulheres, consideradas menos irrequietas e de voz mais agradável. A maioria é de formados no segundo grau, estudantes de faculdades privadas ou de mulheres graduadas em curso superior com filhos pequenos.
Nos EUA, as escolas de teatro são grandes fornecedoras de profissionais de telemarketing. "Seria bom se tivéssemos algo semelhante no Brasil, porque na verdade o operador interpreta um papel e improvisa sobre um script pré-estabelecido", diz Marina Foster, gerente de telemarketing da American Express. (ASG)

Texto Anterior: Telemarketing gera 20 mil vagas em 94
Próximo Texto: AS PRINCIPAIS FUNÇÕES NA ÁREA DE TELEMARKETING
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.