São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucas mulheres doam gametas

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Poucas mulheres doam gametas
Algumas mulheres inférteis podem ter filhos usando óvulos "externos". Há duas fontes possíveis para eles: doadoras ou o tecido ovariano de mulheres, cadáveres ou fetos abortados - com dez semanas, o feto já tem todas as células que se tornarão óvulos na futura mulher.
Extrair óvulos maduros de uma mulher é desconfortável e arriscado. A doadora toma drogas para estimular seu amadurecimento. Depois de um tempo, eles são retirados por aspiração através de uma agulha. Poucas se candidatam.
Outra possibilidade é cultivar os óvulos a partir do tecido ovariano de doadoras, cadáveres ou fetos. Pesquisadores da Coréia do Sul já produziram pássaros a partir dos tecidos de fêmeas vivas. Estudos sugerem que a prática, inédita, seja possível em humanos.
Uma terceira opção é o implante do tecido ovariano. Houve sucesso em cobaias. Mulheres submetidas a tratamentos contra o câncer, que as tornam estéreis, poderiam armazenar seu próprio tecido para posterior reimplante.
Há 50 anos houve sucesso no implante de tecido de fetos de camundongos. Existe a possibilidade para seres humanos. Os óvulos gerados a partir do tecido de terceiros teriam genes dos doadores - mulheres ou fetos.

Texto Anterior: Reino Unido debate o uso de óvulos de fetos
Próximo Texto: Leis diversas geram problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.