São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Franceses querem vetar gravidez pós-menopausa

FERNANDA SCALZO
DE PARIS

Franceses querem vetar gravidez pós-menopausa
Estão em discussão no Senado francês os três textos do projeto de lei sobre bioética, que visam estabelecer uma legislação para "fixar os limites de pesquisas e novas práticas médicas que levantam problemas morais". Os textos tratam do "respeito ao corpo humano", do "tratamento de dados para a pesquisa relacionada à saude" e da "utilização de partes e produtos do corpo humano, da procriação assistida e do diagnóstico pré-natal".
O texto sobre o corpo humano protege também o patrimônio genético. "Nenhuma modificação pode ser feita nos genomas ou nas células de uma pessoa com o objetivo de alterar a decendência". A fecundação in vitro deve ficar restrita às mulheres em idade de procriação e casadas há dois anos - o que põe de lado homossexuais e as mulheres que já passaram da menopausa.
O Senado proibiu quinta-feira passada a pesquisa com embriões, permitindo apenas os "estudos de observação que não comprometam sua integridade".

Texto Anterior: Patente de DNA e seres vivos é outra polêmica
Próximo Texto: EUA consideram suas normas suficientes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.