São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
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Impressão colorida dá novo fôlego às casas de cópias

DA REPORTAGEM LOCAL

Montar um casa com serviço de fotocópias em um ponto cercado por escritórios e empresas já se consolidou como uma boa alternativa de negócio. Agora, com a entrada no mercado das copiadoras coloridas, o segmento ganha novo impulso e conquista clientes entre arquitetos, engenheiros, publicitários, arte finalistas e empresas que já têm copiadoras simples, mas não uma colorida.
Apesar de caras –uma copiadora colorida varia entre US$ 30 mil e US$ 90 mil–, não é preciso grandes investimentos para prestar o novo serviço. Já existem grandes empresas que atendem encomendas de terceiros. A Cópias e Cópias, por exemplo, que tem três lojas em São Paulo e duas copiadoras coloridas, atende entre 150 e 200 pequenas lojas.
Segundo André Longarço, 24, sócio, de 20% a 30% do valor do serviço fica com a loja que repassou a encomenda. Os acertos são feitos mensalmente e os contratos em geral são registrados por escrito.
A Panamerina de Cópias, em Pinheiros (zona oeste de São Paulo), oferece serviços de cópias em preto e branco, monocromáticas, heliográficas, off-set simples, plastificação de documentos e encadernação com equipamentos próprios. Para as cópias coloridas, no entanto, contrata uma empresa grande. José Antonio Lunardini, 52, dono, diz que é preciso ter uma demanda entre 4.000 e 5.000 cópias coloridas para compensar a compra de uma máquina.
Aluguel
Outra opção é o aluguel do equipamento. A Xerox do Brasil, que tem um modelo de copiadora colorida ao preço de US$ 91 mil, aluga as máquinas por quatro anos, por US$ 4.900 ao mês.
Para instalar uma loja com serviços de cópias, plastificação e encadernação é preciso de um espaço entre 80 m2 e 100 m2. Para as máquinas de plastificação, perfuração e encadernação são necessários CR$ 500 mil. Com mais CR$ 4 milhões pode-se comprar uma copiadora heliográfica usada em bom estado.
O movimento mínimo ideal, varia entre 15 mil e 20 mil cópias por mês. Antes de abrir uma nova loja do gênero, deve-se pesquisar onde se concentra o público consumidor em potencial e evitar locais onde já exista mais de um concorrente. Ariel Alves de Souza, da AD Cópias, instalada na Paulista, diz que é necessário escolher uma empresa de assistência técnica confiável e competetende para a manutenção dos equipamentos mais caros, pois revisões malfeitas podem levar à perda da qualidade nas reproduções.

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