São Paulo, domingo, 23 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como começar a criar minhocas?

Edson Takashi Yamamoto, Osasco, SP
A técnica de criar minhocas –minhocultura– vem sendo difundida cada vez mais no Brasil. É um negócio promissor, ecológico, de fácil manejo, que requer pouco investimento inicial e possibilita um retorno financeiro rápido.
A minhocultura permite a criação de matrizes para outros produtores; a produção de húmus, substância orgânica produzida pelas minhocas e utilizada por horticultores e jardineiros; a produção de farinha para alimentação animal; e a comercialização da minhoca "in natura" para pesca ou alimentação animal. Existem muitas espécies de minhocas, mas apenas algumas são criadas em cativeiro. Entre elas, a vermelha da califórnia ("eisenia foetida") se destaca pela sua resistência, alta taxa de reprodução e produção de húmus de qualidade.
Se você está interessado em começar a investir na minhocultura, deve se especializar na área. O local escolhido para o empreendimento deve ter água limpa e abundante para umidecer os canteiros e espaço suficiente para executar as tarefas de extração e escoamento dos produtos. Os canteiros (criatórios) devem ser feitos de tijolo de barro queimado e massa aglutinada com terra peneirada e cimento. Devem ter 30 cm de altura, um metro de largura e o comprimento varia de cinco a dez metros, com fundo de cimento para evitar a fuga de minhocas. Cada canteiro de dez metros consome, aproximadamente, 2,5 toneladas de esterco curtido a cada 45 dias.
Os principais materiais utilizados na minhocultura são: luvas de borracha, balança, peneira, pá, enxada, ancinho e outras ferramentas para revolver os canteiros, aspersor, regador, colher e mangueira de água. Informações mais detalhadas podem ser encontradas em várias publicações. Duas podem ser solicitadas ao Balcão Sebrae SP (tel. 011-270-3988): "Vamos criar minhocas", edição Sebrae, e "Criação de Minhocas", de Márcio Infante Vieira.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4.º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Impressão colorida dá novo fôlego às casas de cópias
Próximo Texto: Empresa aposta em motivos náuticos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.