São Paulo, sexta-feira, 28 de janeiro de 1994
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Qualidade do transporte caiu, diz estudo

DA REPORTAGEM LOCAL

A qualidade do serviço de transporte público por ônibus em São Paulo despencou desde que Paulo Maluf assumiu a prefeitura da cidade em janeiro de 93. É o que mostra a última pesquisa Gallup-ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
Dentro de uma pontuação possível de -100 até +100, a avaliação do serviço oferecido pelas empresas particulares de ônibus caiu de +61 em dezembro de 92 (último mês da gestão Erundina) para +24 em novembro último (fim do primeiro ano de governo Maluf).
Segundo a pesquisa, o serviço da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos) também piorou. A avaliação da empresa caiu de +35 em dezembro de 92 para +23 em novembro de 93 (veja no quadro ao lado a evolução da imagem dos serviços).
O índice alcançado pelas empresas particulares de ônibus em dezembro de 92 é o melhor entre os resultados das 13 pesquisas realizadas pela ANTP desde 86.
A CMTC recebeu sua melhor avaliação no governo Maluf: passou de +35 para +37 de dezembro de 92 para junho de 93. Mas esta pequena melhora não se consolidou como uma tendência no segundo semestre do ano passado.
A pesquisa foi feita entre 20 de novembro e 5 de dezembro de 93. Foram ouvidos 2.205 usuários de transporte, moradores da região metropolitana de São Paulo.
Os entrevistados opinam sobre uma série de fatores para que a ANTP estabeleça a pontuação das empresas. Pontualidade, tarifa e regularidade são alguns itens.
O relatório da ANTP não explicita quais os fatores que mais influenciaram na queda de qualidade verificada pelos usuários em 93. A associação também prefere não comentar os resultados. Segundo a ANTP, só as empresas pesquisadas devem comentar os resultados.
Uma pista deixada no relatório para justificar as avaliações recebidas pelas empresas é que houve "descontentamento generalizado por parte da população".
A tese seria comprovada pela queda na avaliação do Metrô, +92 para +91 entre junho e novembro do ano passado; e CBTU, -62 para -64. Comparada com a queda verificada no serviço dos ônibus, a piora no serviço do Metrô e dos trens da CBTU é inexpressiva.
O secretário de Transportes de São Paulo, Getulio Hanashiro, afirma que não existem motivos que justifiquem os resultados da pesquisa. Ele responde pelos resultados obtidos pela CMTC e empresas particulares de transporte.
Segundo Hanashiro, o número de ônibus em circulação não foi reduzido e parte da frota ainda foi renovada. "Mil ônibus velhos da CMTC foram trocados por veículos zero quilômetro", disse.
"Ainda preciso buscar explicações mais profundas para entender os resultados", disse Hanashiro. Ele vê nos reajustes de tarifa o único fator evidente que possa ter influenciado a avaliação da CMTC e das particulares. (AS)

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