São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado diz que plano é "insanidade"

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado Eduardo Jorge (PT-SP) considera a proposta de Geraldo Cavagnari uma "insanidade". "A estratégia planetária passa pelo desarmamento. Jogar orçamento na área militar é uma insanidade", afirma. Contrário a qualquer tipo de militarização, o deputado defende a extinção dos exércitos nacionais e a criação de uma força de paz internacional, controlada por uma "ONU democratizada".
Eduardo Jorge também considera uma "demagogia" o programa de governo do PT "acenar com esse tipo de promessa" para os militares. "As tarefas para enfrentar as carências sociais no Brasil vão exigir tamanho esforço de um governo democrático e reformista que torna totalmente inviável esse tipo de promessa", diz. "Não há condição orçamentária para isso nem ao longo de 20 anos".
Segundo o deputado, a reativação do programa nuclear proposta por Cavagnari "conflita" com as idéias do PT. "O domínio da tecnologia nuclear pelos militares é meio caminho andado para a bomba atômica. O PT é contra isso", diz. (EN)

Texto Anterior: Folha - Caso Lula seja eleito, o PT pretende mesmo ampliar de 0,5% para 2% do PIB os investimentos na área militar?
Próximo Texto: Acordo com Israel é iminente, diz Arafat
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.