São Paulo, segunda-feira, 31 de janeiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mala direta; Carpetes; Pecúlio; Demitidos; Circo; Ainda o show; Melhor prevenir; Tarifas; Custo-benefício; Eritréia

Mala direta
"Recebi pelo correio um impresso reproduzindo auditoria e pronunciamento do ex-governador Orestes Quércia. É uma explicação que não pedi e, se pedisse, deveria cobrir as contas bancárias dos seus familiares. O que mais me intriga, porém, é como meu nome foi parar na mala direta do sr. Quércia, já que nunca autorizei quem quer que fosse a utilizar meus dados pessoais para fins comerciais ou políticos. Mais surpreendente é que a grafia do meu nome veio com o mesmo erro que durante muito tempo foi repetido pela Receita Federal: Figueireso, em vez de Figueiredo. Agora sim, peço esclarecimentos ao sr. Quércia: não sobre a origem de seus bens, mas sobre a fonte de meu nome em seus computadores."
Ana Cristina Costa de Figueiredo (Rio de Janeiro, RJ)

Carpetes
"Li uma reportagem no caderno Consumo em 15/01, com o título 'Agora é moda carpete de madeira'. Sou representante da Fademac S/A, fabricante de carpete agulhado, decorflex e paviflex, e quando ouço falar 'carpete de madeira' meus tímpanos chegam a doer. O que se entende por carpete é tecido, manta, agulhado, e madeira não é tecido, não é manta e muito menos agulhado. Então, o nome correto é laminado de madeira."
Edésio Cláudio Verouro (Presidente Prudente, SP)

Pecúlio
"Excelentes e bem-lembradas as ponderações do professor Geraldo Ataliba (Painel do Leitor, 20/01). O governo cria medidas seguras de arrecadação, sem entretanto dar a mesma atenção aos gastos necessários. O governo baixou a medida provisória 381, que tornou extinto o pecúlio formado pelo desconto no contracheque do aposentado que volta a trabalhar. Porém, não baixou emenda à medida provisória isentando os mesmos do desconto da contribuição ao INSS."
Emilio Cruvinel Pareja (São Paulo, SP)

Demitidos
"Diz a equipe econômica do sr. ministro FHC que o desembolso com a readmissão dos 108 mil funcionários demitidos pelo furor insano dos senhores Collor de Mello e João Santana é de US$ 2,6 bilhões, cifra esta que irá desorganizar o plano econômico do governo. Entretanto, cálculos singelos nos mostram que esses estudos não espelham a verdade dos fatos."
Ernesto de Miranda Neto (Brasília, DF)

Circo
"É revoltante ver espetáculos como o de 25/01, no aniversário da da fundação da cidade de São Paulo, no Anhangabaú, com Gal e tudo o mais para o povão. Roma de volta, enquanto o nosso patrimônio histórico tombado está caindo aos pedaços."
Bernardo Castelo Branco, (São Paulo, SP)

Ainda o show
"Li o comentário sobre os shows do Vale do Anhangabaú (26/01) e fiquei realmente chocada com o título 'Vaia para Vânia'. Chocada porque, em 1.º lugar, não houve propriamente vaia. O que houve foram pedidos insistentes de Ben Jor, o que é perfeitamente compreensível. É claro que os gritos prevalecem sobre os aplausos e sobre o silêncio de quem quer ouvir. Sei que agradei muita gente, conquistei muitos que não me conheciam."
Vânia Bastos (São Paulo, SP)

Melhor prevenir
"Peço que a Folha publique um demonstrativo quanto à prisão de PC Farias, pois vai que o tempo passa e de repente o povo é surpreendido com sua libertação. Precisamos estar informados para eventual mobilização."
Marcionil A. Pirotini (Jardinópolis, SP)

Tarifas
"Por que as tarifas da Petrobrás são tão caras? Exemplo disso é o preço da gasolina: nos EUA, um galão de gasolina (com 3,785 litros) custa em média 90 cents, ou seja, a preço do dólar de hoje, custaria no Brasil CR$ 450,00. Mas nós, como somos um povo rico, pagamos este preço em média por litro."
Maria Estela Galeazzi (Curitiba, PR)

Custo-benefício
"Merece reparos a declaração do sr. Mário H. Simonsen, publicada na seção Frases sob o título 'Mal menor' (03/01). Tenho três fazendas no Estado de São Paulo, sendo que uma delas já ganhou diversos prêmios de produtividade e conservação do solo. Prefiro entregar sua administração a um sem-terra do PT a confiá-la a um teórico distante da realidade da agricultura brasileira. Inclusive por uma questão de custo-benefício."
José Gomes da Silva (Campinas, SP)

Eritréia
A Folha de 23/01 divulgou o mapa "A Divisão do Mundo em Blocos no Fim do Milênio". Estranhamente, um novo país não foi incluído. A Eritréia faz fronteira com o Sudão, Djibuti e Etiópia.
Pedro Loyola Jr. (Curitiba, PR)

Texto Anterior: A pistola e a política
Próximo Texto: Pelo meio; Caso Bobbit; PT e militares; ACM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.