São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
Próximo Texto | Índice

Cedras negocia saída do Haiti

CLÁUDIO JULIO TOGNOLLI
ENVIADO ESPECIAL A SANTO DOMINGO

O presidente dominicano Joaquín Balaguer concedeu visto de turista, válido por um ano, ao chefe da Polícia Nacional do Haiti, Joseph Michel François.
Integrante da junta militar haitiana, ele é responsável direto pela tortura e morte de mais de 3.000 pessoas, nos últimos quatro anos.
François agora está morando numa casa de seis quartos na província de Los Caciazgos. Entrou no país pela fronteira de Jimani (287 km a sudoeste da capital).
Ele estava acompanhado de sua mulher, Bernardette, da secretária Sidome Thomas e de seu irmão Evans François, ex-encarregado de negócios da Embaixada do Haiti em Santo Domingo.
O irmão de Michel François, o médico Frank François, foi encarregado de negociar com as autoridades dominicanas a vinda ao país do general Cedras.
Ontem, os jornalistas dominicanos se deslocaram para duas cidades do interior, onde Cedras teria comprado na última semana três casas ao preço de US$ 2 milhões.
As cidades são Arroyo Rondo e Santiago, a sudoeste de Santo Domingo. A vinda de Cedras para a República Dominicana estaria marcada para o próximo dia 14.
Michel François chegou em um jipe diplomático (placa 904), acompanhado de uma Toyota com cinco agentes do Departamento Nacional de Informações, o serviço de inteligência do governo dominicano.
Um outro carro de segurança, recomendado pelo general Raoul Cedras, acompanhou François.
As negociações da vinda de François foram feitas pelo diretor-geral de Migração da República Dominicana, Vitelio Mejia Ortiz –nomeado pelo presidente Balaguer para acompanhar a estadia do haitiano no país.
O partido de oposição a Balaguer, o Revolucionário Dominicano (PRD), foi à televisão protestar contra a vinda de François.
``A presença dele no país é uma ofensa ao povo dominicano", disse o senador Sanchez Baret.
François é o quinto haitiano a se refugiar na República Dominicana nos últimos cinco anos.
Já se exilaram em Santo Domingo o ex-presidente Leslie Manigat, os ex-prefeitos de Porto Príncipe Frank Romain e Roger Lafontaint, os ex-generais Prosper Avril e Henry Namphy, que ainda reside em Santo Domingo.

Próximo Texto: Kim Jong-il é o novo líder norte-coreano; A frase 1; Cunhado de Clinton concorre ao Senado; Cartas-bomba põe Áustria em alerta; Análise sugere que Napoleão foi morto; A frase 2; EUA espionaram João 23, diz livro; Termina isolamento internacional sérvio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.