São Paulo, quinta-feira, 6 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saúde sempre exige muitos cuidados

KATIA MILITELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Viajar com crianças requer cuidados. O primeiro passo é montar uma maleta com remédios antitérmicos, antialérgicos e curativos.
Na viagem de avião, uma das reclamações é dor no ouvido. O pediatra Wilson Maciel, 69, professor-adjunto da Escola Paulista de Medicina, explica que isso acontece porque a pressão comprime o tímpano dentro do ouvido, gerando o desconforto.
``Quando o avião sobe, a pressão alivia se a boca ficar aberta. Os pequenos podem mamar ou chupar chupeta e os maiores mascar chiclete ou chupar bala", diz Maciel.
O enjôo é comum em passeios longos de carro, trem e navio. Para evitá-lo, diz o pediatra Dráuzio Viegas, 61, crianças maiores de quatro anos podem tomar medicamento à base de Dramamine, uma hora antes da partida.
Os bebês, segundo Viegas, estarão melhor alimentados com a comida industrializada em potinhos. ``É sempre bom evitar comida de hotéis e restaurantes", diz.
Para afugentar os mosquitos, uma dose de vitamina B1 ou de complexo B é a receita. ``A vitamina é atóxica e eliminada pelo suor. Seu cheiro afasta os mosquitos", diz Wilson Maciel.
Para diarréias, a solução pode ser o soro caseiro feito com 100 ml de água fervida, uma colher de chá de açúcar e uma de café de sal. Banana ou maçã amassadas e suco de cenoura também ajudam.

Texto Anterior: Até bugigangas têm espaço nas mochilas
Próximo Texto: Viajar de avião provoca uma feliz taquicardia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.