São Paulo, sexta-feira, 7 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Merce Cunningham, Trisha Brown e Lucinda Childs vêm ao Brasil

ANA FRANCISCA PONZIO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Estão confirmadas as temporadas dos grupos de dança de Merce Cunningham, Trisha Brown, Lucinda Childs e do Ballet da Ópera de Paris.
As quatro atrações integravam a programação de eventos especiais da 22ª Bienal Internacional de São Paulo, que foram cancelados duas semanas atrás.
Mas o produtor cultural Emilio Kalil, através de sua empresa, o Gabinete Cultura, conseguiu viabilizar o projeto. Para isso, conta com o apoio de um ``pool" de patrocinadores que inclui o Sesc, os Bancos Safra e Pecúnia, Rhodia, Grupo Accor e os consulados dos Estados Unidos e da França.
Merce Cunningham Dance Company se apresenta dias 28, 29 e 30 no Sesc Pompéia. Serão três programas diferentes por dia: ``Events nº 1", ``Events nº 2" e ``Events nº 3".
Os espetáculos denominados ``Events" tornaram-se marcas registradas do grupo de Cunningham. Sem intervalo, são uma espécie de colagem de peças do repertório do grupo e de novos materiais, especialmente desenvolvidos para cada récita (ou evento).
Segundo Cunningham, considerado o último revolucionário vivo da dança moderna norte-americana, esses ``eventos" constituem experiências únicas, pois a reunião de várias peças são sempre articuladas de formas diferentes.
Além dos espetáculos, a temporada de Cunningham incluirá um ``study day" no dia 29, das 14h às 17h. Esse programa se compõe de demonstrações e explicações sobre a arte do coreógrafo, conduzidas por David Vaughan, historiador, diretor do acervo da Fundação Cunningham e autor de um livro sobre Cunningham que deve ser lançado no final deste ano.
A atração seguinte será o Ballet da Ópera de Paris –de 22 a 27 de novembro, no Teatro Municipal. O programa reúne coreografias históricas: ``Parade" (libreto de Cocteau, coreografia de Massine, música de Satie e cenografia de Pablo Picasso); ``Le Rendez-Vous", de Roland Petit e com cenografia de Brassai e Picasso; ``Apollon" e ``O Filho Pródigo", ambas de Balanchine.
A Lucinda Childs Dance Company mostra de 1º a 4 de dezembro, no Teatro Sérgio Cardoso, as coreografias ``Dance" (com música de Philip Glass) e ``Concerto" (sobre o ``Concerto para Cravo e Cordas", de Gorécki).
Também no Teatro Sérgio Cardoso, a Trisha Brown Company se apresenta de 8 a 11 de dezembro. Uma das peças confirmadas no programa é o solo ``If You Couldn't See Me". Interpretado por Trisha, tem música e figurinos de Robert Rauschenberg, uma das estrelas da Bienal.

Texto Anterior: Eurocine-94 exibe em São Paulo os ganhadores do Oscar europeu
Próximo Texto: Concretistas fetichizam relações com a linguagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.