São Paulo, domingo, 9 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que são gânglios?

Jorge Luís Rebequi, 19, industriário, São Paulo Maria Gerbase de Lima, do Departamento de Pediatria da Escola Paulista de Medicina, responde:
"Os gânglios linfáticos ou linfonodos são estruturas que fazem parte do sistema linfóide periférico (ou secundário), do qual também participam o baço e o tecido linfóide associado às mucosas."
"Os linfócitos, que são as células responsáveis pela resposta imunológica (linfócitos B com a produção de anticorpos e linfócitos T com a produção de células citotóxicas), originam-se na medula óssea, amadurecem nos órgãos linfóides centrais (ou primários) e a seguir migram para a periferia onde vão exercer suas funções de defesa do organismo contra infecções."
"Uma vez chegando aos órgãos linfóides periféricos, os linfócitos não permanecem fixos, mas circulam permanentemente no organismo, através do sangue ou da linfa."
"Os linfonodos são estruturas de forma arredondada, medindo de 1 mm a 15 mm de diâmetro, localizadas ao longo dos vasos linfáticos. Representam o principal local em que se desenvolve a resposta imune contra antígenos (microorganismos, no caso de infecções) circulantes na linfa."
"Agregados de linfonodos estão estrategicamente localizados em áreas como pescoço, axila, virilha, tórax e cavidade abdominal, onde drenam as diferentes regiões superficiais e profundas do organismo."
"No decorrer de uma infecção, os linfonodos ligados à área afetada aumentam de tamanho e podem muitas vezes ser facilmente palpados (ínguas)."

Correspondência para a seção ``Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psíquico.

Texto Anterior: Língua bifurcada orienta cobras
Próximo Texto: O último eclipse do milênio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.