São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Névoa desorienta visitantes

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Paranapiacaba é um distrito de Santo André, a 33 km do centro do município. Cercada por montanhas, está localizada a 1.050 metros de altitude.
A formação geográfica é irregular. Não há planícies. O clima é extremamento úmido. Esse seria o motivo que, em meados do século 18, atraiu imigrantes ingleses para o local.
Encravada na mata atlântica, a cerca de 40 km do litoral paulista, a vegetação é cerrada, praticamente toda cortada por trilhas.
Apesar da proibição, é um dos locais preferidos por caçadores –daí a facilidade de encontrar cabanas no meio da mata.
Especialistas em sobrevivência na mata não têm dificuldades em se alimentar. Palmitos, pitangas e bananas fazem parte da flora local.
Nos finais de tarde, em qualquer estação do ano, uma espessa névoa cai sobre a cidade e só é dissipada na manhã seguinte.
Segundo o COE (Comando de Operações Especiais), da PM, esse é –além da quantidade de trilhas– um dos principais motivos que levam pessoas a se perder.
Um acidente comum é a queda em abismos no local.
Também há riscos de pessoas perdidas cruzarem com animais selvagens, como onças, cachorros e gatos do mato ou várias espécies de cobras venenosas.

Texto Anterior: Encarregado de salvamento quer fechar o local
Próximo Texto: Entidade propõe que sociedade se organize ; Caseiro morre baleado e seu irmão é acusado ; Juízes aprovam medidas para agilizar processos ; Campanha combate leishmaniose em SP; Fundação lança em SP Disque-Sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.