São Paulo, sábado, 15 de outubro de 1994
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Acordo prevê mais 8 carros `populares'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo e as montadoras acertaram ontem um adendo ao acordo de redução de impostos para carros ``populares".
O novo contrato possibilitará a inclusão de oito novos modelos de carros de mil cilindradas até o final de 96.
A General Motors, Fiat e Autolatina –holding que reúne as montadoras Volkswagen e Ford– assinaram o protocolo com o presidente Itamar Franco ontem, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que também teve a presença dos ministros Henrique Hargreaves, da Casa Civil, e Élcio Alvares, da Indústria, Comércio e Turismo.
O protocolo havia sido acertado há uma semana, entre as montadoras e Henrique Hargreaves.
O acordo atual foi assinado no início do ano passado e vale até o final de 1996.
Por ele, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros ``populares" foi reduzido de 8% para 0,1%.
Hoje existem nove modelos de carros ``populares" no mercado. Serão 16 ao final de 96, já que um deles, o Escort Hobby, sairá de linha tão logo seja lançada a versão popular do Fiesta.

GM
A General Motors, pelo protocolo, será a primeira a lançar novos modelos de carro ``popular". Ela deve lançar em maio ou junho do ano que vem as versões picape e furgão para o Corsa.
Os novos modelos da GM vão custar US$ 9.219 (R$ 7.836, sem impostos, a preço de ontem).
Serão produzidos mil veículos por mês –a produção deve aumentar com a instalação da terceira fábrica no país, ainda sem local definido, um investimento calculado em cerca de de US$ 500 milhões.
A Ford anunciou que, a partir de janeiro de 96, deve lançar a versão ``popular" do Fiesta em três modelos: sedã, furgão e picape.
A versão 1.3 do Fiesta começará a ser importada da Espanha a partir de dezembro deste ano.
Quando a produção do Fiesta ``popular" estiver regularizada, a Ford vai retirar do mercado o Escort Hobby.
A Ford estima que produzirá cerca de mil veículos por dia da versão ``popular" do Fiesta.`

Fiat
A Fiat anunciou que vai criar versões ``populares", em modelo sedã, picape e furgão, do chamado ``projeto 178" –um carro ainda não batizado, intermediário entre a família Uno e a família Tempra. O novo carro ``popular" da Fiat custará o equivalente a US$ 9.219.
O novo carro Fiat deve ser lançado no segundo semestre de 96. O carro terá também versões luxo e de altas cilindradas.
Segundo os diretores das montadoras que assinaram o protocolo –José Carlos Pinheiro Neto (GM), Ivan Fonseca (Autolatina) e Célio Batalha (Fiat)–, a ampliação do protocolo servirá para atender o aumento da procura por carros ``populares".

Combate ao ágio
Indiretamente, segundo os diretores, servirá para combater o ágio, já que a oferta pode vir a ser regularizada.
A General Motors disputa o mercado apenas com o Corsa. A Fiat tem o Uno Mille e o Fiorino, que também foi incluído no protocolo de intenções assinado entre o governo e a montadora.

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