São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatos pró-FHC lideram em 5 Estados

DA REPORTAGEM LOCAL

Cinco candidatos apoiados pelo presidente eleito, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), estão liderando as pesquisas de intenção de voto para o segundo turno das eleições em seus Estados.
Os levantamentos foram feitos pelo Datafolha na semana passada e são os primeiros realizados no segundo turno das eleições.
No Rio, Marcello Alencar (PSDB) tem oito pontos percentuais de vantagem sobre Anthony Garotinho (PDT) –47% a 39% das intenções de voto.
A maior transferência de votos no Estado está se dando entre os eleitores do candidato derrotado do PSD, general Newton Cruz: 70% deles declaram apoio a Alencar.
No lado oposto está o eleitorado do PT. Apenas 29% dos que votaram no candidato derrotado do partido, Jorge Bittar, pretendem seguir a orientação que será formalizada pela cúpula petista de votar em Garotinho. Outros 45% dos eleitores petistas declaram que votarão em Alencar.
No Rio Grande do Sul, o ex-ministro da Previdência Social Antônio Britto (PMDB) lidera o levantamento com 49%. Olívio Dutra (PT) fica doze pontos atrás, com 37%.
Uma das grandes curiosidades do Estado é a preferência dos eleitores do PPR pelo petista. Metade dos eleitores que preferem o PPR afirmam que vão votar em Olívio, contra 41% que pretendem ficar com Britto.
Na Bahia, o candidato do PFL, Paulo Souto, vence João Durval Carneiro (PMN) por 50% a 38%.
No primeiro turno, o PSDB baiano rompeu com a candidatura presidencial de FHC e apoiou o petista Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente eleito retribuiu a aliança nacional feita com o PFL e apoiou a candidatura de Paulo Souto.
Agora, a maior parte dos eleitores dos outros candidatos pretende votar em João Durval. Ele conta com 65% dos votos do eleitorado de Jutahy Magalhães e 64% dos de Nilo Coelho, respectivamente candidatos derrotados ao governo da Bahia pelo PSDB e PMDB.
No Distrito Federal, Valmir Campelo (PTB) conseguiu ampliar a diferença que o separa de Cristovam Buarque (PT). Hoje, Campelo tem 47% das intenções de voto, contra 41% do petista.
Na votação do primeiro turno, essa diferença foi bem menor: o petebista teve 33% dos votos, contra 31% de Buarque.
Uma das curiosidades do Distrito Federal é o apoio da maioria dos eleitores de Maria de Lourdes Abadia (PSDB) ao petista: 47% do eleitorado, contra 26% que afirma votar em Campelo. No primeiro turno, Abadia contava com o apoio de FHC.

Minas Gerais
Em Minas Gerais, os dois candidatos, Hélio Costa (PP) e Eduardo Azeredo (PSDB), contam com o apoio de FHC e fizeram campanha por ele para a eleição presidencial. O presidente eleito já declarou que não deve tomar partido entre os dois candiatos ao governo do Estado.
Lá, se a eleição fosse hoje, Costa venceria com 46% dos votos, contra 37% do tucano.
A maior vantagem de Azeredo foi ter ``roubado" parte do eleitorado de Hélio Costa: 13% dos que votaram no candidato do PP no primeiro turno mudariam de voto e, desta vez, ficariam com o tucano.
A única candidata apoiada por Fernando Henrique Cardoso e que está sendo derrotada na pesquisa é Lucia Vânia (PP), em Goiás. Ela tem 43% das intenções de voto, contra 48% de Maguito Vilela (PMDB).
Santa Catarina é o único Estado pesquisado pelo Datafolha onde FHC não tem candidato ao segundo turno. Lá, Angela Amin (PPR) e Paulo Afonso (PMDB) estão empatados, com 45% das intenções de voto cada um. No primeiro turno, Angela Amin teve 36% dos votos, contra 27% de Paulo Afonso.

Texto Anterior: Disputa na Câmara pode implodir maioria
Próximo Texto: Veja como foi feita a pesquisa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.