São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa na Câmara pode implodir maioria

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A disputa entre PMDB e PFL pela presidência da Câmara dos Deputados pode dificultar as tentativas do PSDB de formar uma maioria parlamentar estável de apoio ao governo FHC.
Como maior partido da Câmara, o PMDB não abre mão de indicar o presidente e há sinalização de que poderia obter o apoio do PSDB. Em troca, o PMDB passaria a apoiar FHC.
Essa articulação esbarra na pretensão do PFL –integrante da coligação que elegeu FHC– de ocupar a presidência da Câmara.
Um dos candidatos do PFL ao cargo, o atual presidente Inocêncio Oliveira (PE), que está em campanha, pediu apoio do presidente do PMDB, deputado Luiz Henrique (SC), na semana passada.
Como resposta, ouviu que o PMDB tem direito ao cargo, por ser a maior bancada no Congresso. O regimento da Câmara determina que a presidência seja ocupada pelo maior partido ou bloco.
O próprio Luiz Henrique não descarta a possibilidade de ser candidato, mas evita falar nisso agora. Outro que já manifestou a Luiz Henrique sua intenção de candidatar-se é Gonzaga Mota, do Ceará.
Inocêncio está negociando apoio e afirma ter a ``solidariedade" da maioria dos atuais deputados que foram reeleitos, mas enfrenta um adversário no próprio partido.
É Luís Eduardo, filho do ex-governador da Bahia e senador eleito Antônio Carlos Magalhães. Líder do PFL na Câmara, ele tem chances de ocupar um ministério no governo FHC, mas prefere a presidência da Casa.
Inocêncio torce para que ele vá para o governo. Diz que o nome de Luís Eduardo é ``ótimo" para ocupar ``qualquer" ministério.
O PFL ocupa hoje a presidência porque formou um bloco com outros partidos e conseguiu número suficiente para eleger Inocêncio.

Texto Anterior: Para FHC, real perdeu valor
Próximo Texto: Candidatos pró-FHC lideram em 5 Estados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.