São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994 |
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Equipes se preparam para novo regulamento
JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
A limitação dos motores a 3 litros (ao contrário dos atuais 3,5) de potência e a liberação da capacidade do tanque de gasolina (hoje em dia restrito a 200 litros) são as grandes preocupações dos engenheiros das escuderias. A tendência, até agora, é a radical diminuição dos tanques de gasolina, dando mais espaço para o motor e possibilitando uma distância entre-eixos menor. O limite parece ser um tanque que permita o carro percorrer apenas metade de uma corrida. A Ferrari, por exemplo, estuda 130 litros de capacidade. A Jordan pensa em 120 litros, caso seu motor seja o Zetec R V8, da Ford. O time italiano, aliás, é um dos que mais tem trabalhado com a perspectiva da próxima temporada, com base nas soluções que vem encontrando atualmente. John Barnard, projetista da equipe, busca o desenvolvimento aerodinâmico do atual modelo, o 412 T1B, para compensar a inferioridade que o conjunto apresenta em relação às outras escuderias. Barnard tem abusado das asas laterais ou defletores instalados após as rodas dianteiras e antes das tomadas de ar do radiador. A solução, adotada pela maioria das equipes, foi a saída encontrada para a mudança de regulamento promovida no meio da temporada pela FIA. (JHM) Texto Anterior: Benetton quer piloto brasileiro Próximo Texto: Hill e Schumacher trocam acusações Índice |
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