São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Robespierre' tem novo lema

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O ``Robespierre do Caribe", como era chamado por seus adversários, retorna ao Haiti com um novo mote: ``Não à violência, não à vingança, sim à reconciliação".
Jean-Bertrand Aristide, 41, padre católico suspenso de suas funções sacerdotais, eleito presidente em 1990 com 68% dos votos e deposto em setembro de 1991, vai cumprir os 15 meses de mandato que lhe restam.
Nesse período, não se espera que ele repita o tom dos discursos da primeira fase de seu governo, nos quais pedia aos aliados que amarrassem os adversários em pneus e colocassem fogo neles.
A retórica antiamericana da campanha que o elegeu também vai ser arquivada, pelo menos enquanto os 20 mil soldados dos EUA permanecerem em seu país.
No seu lugar, entram a voz suave e o sorriso leve com que ele falou ontem a autoridades dos EUA ao embarcar para o Haiti: ``Vocês restauraram a democracia. Nós vamos mantê-la. O mundo vai celebrar".
(CELS)

Texto Anterior: Aristide volta após 1.111 dias
Próximo Texto: Naguib Mahfouz se recupera de ataque; Diana 'foge' da repercussão de livro; Berlusconi diz querer diálogo com sindicato; Hamas celebra morte de soldado; Livro do papa será lançado na quarta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.