São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esfrega na cara!

MARISA ADÁN GIL

Trocar de pele não é privilégio exclusivo de serpentes e outros bichos. A esfoliação realiza o milagre, acelerando um processo que é natural, mas lento: a retirada das células mortas da pele. Não confundir com ``peeling", tratamento profundo, que requer a presença de um médico no momento da aplicação. Os esfoliantes pegam leve, resolvendo problemas menores como manchas e espinhas e deixando a pele macia e rosada.
USAR OU NÃO Buchas, esponjas, sabonetes, cremes, loções e géis: há muitas opções no mercado. Mas os especialistas recomendam cuidado. Na opinião da dermatologista Luciane Scattone, nenhum desses produtos (nem mesmo buchas) deve ser utilizado sem orientação médica, sob risco de danos para a pele. Ana Claudia Schor, também dermatologista, discorda: para ela, os esfoliantes encontrados nas lojas são inofensivos se usados corretamente (o perigo estaria nos esfoliantes disponíveis apenas em farmácias). Por ``uso correto", entenda-se uma aplicação a cada dez dias –e nunca o uso diário (eles retiram a oleosidade natural que protege a pele).
CONTRA-INDICAÇÕES Esfoliantes não são recomendados para orientais ou pessoas de pele morena, que podem ganhar manchas no processo. Também são contra-indicados para quem pratica esportes ao ar livre e fica muito tempo exposto ao sol– o pior inimigo da pele submetida ao tratamento (mais fina e sensível do que o normal). O sol também limita o prazo para quem pretende trocar de cara: esfoliações e ``peelings" devem ser feitos até novembro –depois disso, só em 95.
ONDE ENCONTRAR. Avon - Serviço de Telemarketing. Tel. 0800-12-7700. Bibelot. R. Augusta, 2.837. Tels. 881-5888 e 282-3956. Espuma de Banho. Shopping Iguatemi, loja P-10, Jardins, zona sul. Tel. 210-3769. Instituto Edy Guimarães. R. Inhambu, 339, Moema, zona sul. Tel. 572-1278. Lojas Americanas. Shopping Iguatemi, loja 6, Jardins, zona sul. Tel. 212-9677. Universo. Shopping Ibirapuera, loja 94, zona sul. Tel. 543-6613.

Texto Anterior: PARA OS OLHOS DAS MENINAS
Próximo Texto: Caso paulista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.