São Paulo, domingo, 16 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRIMEIRO TURNO; DIRETAS; REAL; REPÚBLICA VILABOIM

PRIMEIRO TURNO
Fale de sua infância: ``Nasci no Rio, na rua 19 de Fevereiro (Botafogo). Passei a infância na rua Bambino, 40, casa da minha avó. Minha infância propriamente dita foi no Rio. Eu tinha 9 anos quando vim para São Paulo"
Uma lembrança marcante da infância: `` A única coisa que me lembro da minha infância e que me marcou muito é o seguinte: morava na rua Barata Ribeiro, a casa ao lado era a embaixada da Tchecoslováquia. Como tinha havido aquela anexação da Tchecoslováquia pelos alemães, a tensão era muito grande. Então, quando houve o anúncio da guerra, isso me marcou muito, porque eu tinha medo que fossem bombardear ali! Mais tarde, o Brasil entrou na guerra, mas aí eu já era mais velho. Eu me lembro muito do Rio, na época o meu pai era militar. Voltamos para o Rio, passei um ano lá, curso secundário, e havia blecaute, as casas todas tinham que botar feltro nas vidraças, era uma farra. E havia treinamento de guerra, tudo isso me marcou bastante. Fora disso, uma espécie de nostalgia da Amazônia, porque mamãe nasceu em Manaus. Ela sempre falava de um um mundo que, para mim, era uma espécie de realismo fantástico. Então, por um lado, a ansiedade da guerra, e do outro lado, um lado de imaginação, que era a coisa amazônica"
Passou por privações? ``Não, nunca"
Tinha alguma fantasia infantil? ``Que eu me recorde, não"
Quando criança, era extrovertido ou introvertido? ``Nunca fui muito extrovertido, nem quando criança"
Qual era sua brincadeira preferida? ``Gostava de jogar botão. E futebol de salão"
O relacionamento era melhor com sua mãe ou com seu pai? ``Difícil dizer. Mais próximo com minha mãe"

DIRETAS
Que pergunta faria a si mesmo, numa entrevista? ``Tudo isso valeu a pena?"
Que momento da carreira o marcou mais? ``A tese de doutoramento. Aquilo era muito ambicionado na minha geração. Hoje não, hoje é mais banal. Quando terminei a tese de doutoramento não foi fácil a discussão com meu orientador, uma pessoa que me influenciou muito, sempre. Discutíamos bastante sobre questões de métodos e tal. Depois, eu defendi a tese e disseram: o Buarque de Holanda fez uma análise muito favorável, muito brilhante da tese. Aquilo me marcou bastante"
Tem medo da morte? ``Não"
Algum outro medo? ``Eu tinha medo de avião, agora eu adoro. De vez em quando eu até brinco de pilotar, quando estou lá em cima, voando"
Tem algum grande arrependimento? ``Não"

REAL
Qual a maior frustração? ``Frustração propriamente dita não sei se tive alguma forte.. Gostaria de saber certas coisas que não sei, de ter estudado certas coisas que eu não estudei, como música, que eu nunca consegui aprender"
Qual o momento mais feliz da sua vida? ``Acho que foi na universidade, quando estudante. Foi uma época muito boa"
E o mais infeliz até agora? ``Momentos duros são quando você perde pessoas queridas, pai, mãe e agora meu irmão. Eu quase não externo, mas isso dói muito"
Dorme quantas horas? ``Preciso dormir seis horas, às vezes não consigo"
Sonha quando dorme? ``Raramente"

REPÚBLICA VILABOIM
É pavio curto ou controlado? ``Sou controlado"
É centralizador? ``Não"
Delega poder? ``Bastante"
O que mais gosta nas pessoas? ``Pessoas calmas, que a gente percebe que pode confiar, e isso não é fácil"
E o que mais detesta nas pessoas? ``A agressividade, as pessoas invasivas"
Qual sua distração quando não trabalha? ``Gosto de ir ao teatro –aliás a Ruth gosta mais do que eu. Gosto de ir para a chácara e nadar na piscina (nadar muito eu não digo). Gosto de andar a cavalo, de jogar pôquer. Tem muita coisa que gosto e faço, com ou sem política"
É a favor do aborto? ``Não posso ser a favor do aborto. Mas sou a favor de uma revisão da lei que regula essa matéria, que é antiquada"

Texto Anterior: –Por que acha que será melhor presidente do que o deputado Luiz Inácio Lula da Silva?
Próximo Texto: VOLTA AO MAR
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.