São Paulo, quinta-feira, 20 de outubro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Herança maia é o diferencial dos arredores

LUCIANA VEIT
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Mais do que as praias, o que diferencia Cancún são seus arredores. A cidade fica na parte leste da península de Yucatán, ocupada pelos maias no século 12.
Há na região cerca de 5.000 zonas arqueológicas, das quais apenas 250 descobertas. Conhecer algumas dessas ruínas é apenas o início do roteiro de visitas:
Chichén-Itza - Principal sítio arqueológico de Cancún, com construções de 600 d.C. a 1224. Destacam-se a pirâmide ``El Castijo", o templo dos Guerreiros e o lago sagrado.
Durante os equinócios (21 de março e 23 de setembro), é possível, pela incidência da luz, ver uma serpente descendo a pirâmide.
Ilha Mujeres - Com apenas oito quilômetros de costa, tem ótima infra-estrutura e área para topless.
Crococun - Fazenda de crocodilos. Tem também um serpentário, restaurante e loja de artesanato.
Xcaret - Um rio subterrâneo e golfinhos são algumas das atrações desse parque, a 72 km de Cancún. Tem ainda cavalos, jardim botânico, aquário e local para mergulho.
Tulum - Zona arqueológica maia (1200-1500), a 156 km de Cancún, cujo nome significa cidade amurada. A muralha protegia a área reservada às cerimônias e aos governantes.
Akumal - É o lugar de desova das tartarugas-marinhas. A praia é uma baía tranquila, também procurada para ``snorkelling" e esportes aquáticos.
Xel-Há - Parque nacional com lagoas próprias para mergulho. Conta com uma pequena zona arqueológica.
(LV)

OPERADORAS LOCAIS - Viajes Caribe Maya: (98) 83-0040; At Travel: (98) 83-3180.

Texto Anterior: Melhor de Cozumel está no fundo do mar
Próximo Texto: Bons ventos sopram a favor do surfe em SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.